NOTÍCIA ANTERIOR
Cetesb autoriza reabertura do campus da USP Leste
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições para o Sisutec do meio do ano terminam neste domingo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/07/2014 | Educação
Método brasileiro apresenta diferencial para a educação mundial
A pedagogia que tem cativado profissionais da área é destaque em evento internacional

Um modelo de ensino nascido no Brasil, que propõe ao professor trabalhar conteúdos pedagógicos com uma visão além do intelecto, tem ido muito além das fronteiras territoriais do país e se tornado referência a educadores de outras nações. Trata-se da linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto (formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico), aplicada com sucesso em todas as escolas e unidades socioassistenciais da Legião da Boa Vontade (LBV), que vem conquistando profissionais da área por sua proposta de aliar a inteligência do cérebro à do coração, ao sugerir que habilidades e competências do aluno sejam reforçadas por valores éticos, ecumênicos e espirituais.

A ideia dessa maneira diferenciada de educar partiu do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, ao observar a necessidade de garantir nas unidades socioeducacionais da Instituição um ensino de qualidade e a vivência de uma cidadania ecumênica, firmada nos sentimentos de solidariedade, paz e respeito às diferenças. Com resultados altamente positivos, demonstrados pelo índice zero de evasão escolar e pelos ambientes livres da violência, profissionais de outros países têm convidado a Legião da Boa Vontade para compartilhar suas práticas pedagógicas, com a capacitação de professores e apoio com materiais para instituições educacionais que queiram adotar a linha pedagógica.

Em 2011, por exemplo, a Instituição foi convidada a apresentar suas recomendações nas Nações Unidas (ONU), em Genebra/Suíça, fato que se repetiu dois anos depois, quando coorganizou um fórum sobre tecnologia e educação na sede da organização em Nova York. Por sinal, nos Estados Unidos, a aplicação da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico tem alcançado efeitos imediatos com o projeto Good Will Students for Peace, num trabalho realizado com estudantes da Lincoln Avenue School, em Orange, New Jersey. Com o incentivo da metodologia própria da LBV, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), eles encontraram formas de ajudar a comunidade. “Sinto-me feliz de ser parceira da LBV. É uma ótima Organização, que contribui para a formação do caráter dos nossos alunos, além de promover serviços comunitários que mostram às crianças quão importante é o ato de devolver alguma coisa para a comunidade”, afirmou a diretora da escola, Denise White.

Nos próximos dias, inclusive, a LBV organiza a 13ª edição de seu Congresso Internacional de Educação, na qual o assunto será amplamente discutido. Conferenciarão no evento renomados especialistas, norteados pelo tema central: “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”. A representação da LBV dos EUA também se fará presente, trazendo os bons resultados obtidos com a Pedagogia da LBV. O encontro ocorrerá no Conjunto Educacional Boa Vontade em São Paulo/SP (Av. Rudge, 700, Bom Retiro) entre 30 de julho e 1º de agosto. No site www. lbv.org/congressodeeducacao é possível saber de todas as informações sobre o encontro.

Por Luiz Barcelos - Assessoria de Comunicação da LBV
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.