NOTÍCIA ANTERIOR
DIA inaugura mais uma loja em São Bernardo nesta quinta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ventiladores somem das prateleiras da região
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2012 | Economia
Metalúrgicos protestam em São Carlos com apoio da categoria do ABCD
Metalúrgicos protestam em São Carlos com apoio da categoria do ABCD  Metalúrgicos do ABC já realizaram protesto contra veículos importados na via Anchieta. Foto: Andris Bovo/Arquivo
Metalúrgicos do ABC já realizaram protesto contra veículos importados na via Anchieta. Foto: Andris Bovo/Arquivo
Ato contra os importados deve reunir cinco mil trabalhadores nesta quinta-feira

Cerca de cinco mil trabalhadores metalúrgicos de São Carlos e região vão participar nesta quinta-feira (08/02) , às 7h, de um ato contra as importações de produtos da linha branca. A manifestação será na avenida São Carlos, no Centro de São Carlos. A ação do sindicato dos metalúrgicos do município conta com a presença das lideranças de trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e de outros sindicatos do Estado.

“Queremos garantir o emprego e estimular a produção de conteúdo nacional,” disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva.

Os produtos da linha branca são: fogão, geladeira, freezer, ar condicionado, bebedouro, lavadora, secadora, entre outros. “ Há anos sofremos com a importação, mas no final de 2011 começaram diversas demissões, mesmo com o mercado aquecido por conta da redução do IPI. Já tem falta de produtos nas lojas por conta das vendas, e ao invés de comprarem peças e componentes aqui, as empresas trazem de fora porque é bem mais barato. E então sem demanda nas indústrias daqui, acontecem as demissões. Lutamos pela competitividade”, afirmou o presidente do sindicato.

São aproximadamente 7,5 mil trabalhadores filiados ao sindicato, dos 12 mil que atuam no segmento de peças, componentes e produtos prontos em São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito e Analândia. Além das 40 empresas produtoras de peças e componentes desta região, São Carlos tem duas grandes companhias, a Eletrolux que fabrica freezer, fogão e lavadora e a Latina que fabrica filtros de ar, tanquinho e bebedouro.

Mas, de acordo com Silva, o Estado de São Paulo é um pólo de produção da linha branca, contando com grandes empresas em outros municípios como Rio Claro ( Whirlpool), Hortolândia e Itu ( Mabe). “Cada região tem um sindicato. Estamos todos unidos nessa questão. Na manifestação devem ter representantes e trabalhadores de diversos sindicatos.”

Trabalhadores da base e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se juntarão a representantes de outros 13 sindicatos do ramo na mobilização que será realizada em São Carlos.

Alerta geral - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, afirma que o ato é o primeiro de uma série de manifestações, agendas e eventos que serão realizados em todo o Estado de São Paulo e outras regiões do País para alertar o governo, empresários e sociedade sobre os riscos que o crescimento das exportações causa aos empregos e à produção nacional, não apenas no ramo metalúrgico/linha branca, mas em todos os setores da economia. Documento com diagnóstico e propostas dos metalúrgicos para o problema específico da linha branca será entregue ao governo federal ainda este mês.

“O que está ocorrendo em São Carlos, com a linha branca, não é um caso isolado no País, mas também é realidade em outros setores como o de calçados, têxtil, eletroeletrônicos. O governo acertou ao incentivar as vendas com a desoneração, mas também precisa exigir das empresas a contrapartida em empregos e um índice mínimo de conteúdo nacional nos produtos fabricados aqui, como ocorreu com os automóveis. Os empresários também têm de fazer a sua parte e ter um plano agressivo para melhorar seus produtos, para baixar preços e assegurar competitividade dos que é produzido aqui para concorrer em pé de igualdade com os importados e garantir empregos de qualidade”, afirma Sérgio Nobre.

Mobilização - Às 15h desta quarta-feira (07/02) haverá assembleias na porta das fábricas para reforçar a importância do ato que será realizado na rua principal do Centro do município.

“O problema dos importados atinge diretamente diversas classes trabalhadoras, por isso a luta é de todos. É fundamental a participação dos metalúrgicos do ABC devido à trajetória de lutas e conquistas do sindicato”, afirmou Silva, representante sindical de São Carlos.

O ponto de encontro do ato será na da Praça Itália, localizada na avenida São Carlos.

Enviada especial a São Carlos *

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.