NOTÍCIA ANTERIOR
Indústria pede prorrogação de redução do IPI para linha branca
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petrobras anuncia aumento de 7,83% para gasolina e 3,94% para o diesel
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/06/2012 | Economia
Metalúrgicos do ABC aprovam pauta da Campanha Salarial
Metalúrgicos do ABC aprovam pauta da Campanha Salarial Metalúrgicos aprovam pauta da campanha 2012. Foto: Raquel Camargo/SMABC
Metalúrgicos aprovam pauta da campanha 2012. Foto: Raquel Camargo/SMABC
sindicato defende aceleração do crescimento da economia como motivo para o atendimento das reinvidicações

O sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovou por votação unânime nesta quarta-feira (20/06), em assembleia realizada na sede da entidade, por volta das 19h, a pauta de reinvidicações dos trabalhadores para a Campanha Salarial 2012.

A lista contém a exigência do aumento real dos salários - 2,51% mais a inflação; dos pisos salariais dos trabalhadores; de uma jornada de 40 horas semanais – a lei termina 44, embora algumas fábricas exijam menos; de um seguro de vida e de uma licença maternidade de 180 dias - tempo de amamentação recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – mais do que os atuais 120 dias determinados hoje por lei.

Os trabalhadores das montadoras, mesmo já tendo fechado ano passado acordo de reinvidicações válidos para os próximos dois anos, vão participar das negociações que abrangem outros setores, como o químico, o de auto-peças e de máquinas e eletrônicos.

A assembleia teve o objetivo de analisar a conjuntura econômica do país em que serão feitas as reinvidicações. Foi debatido que em 2011 o governo federal conseguiu controlar a inflação, porém com ações que acabaram reduzindo o crescimento da economia e que influenciaram o setor metalúrgico, que por sua vez teve a venda de caminhões 30% menor do que o ano passado. Entretanto, já a de automóveis foi pouco afetada, devido ao estímulo de crédito do governo.

O sindicato prevê que a redução da economia será a justificativa dos sindicatos patronais para não atender as exigências, mas defende a volta do crescimento acelerado, graças às medidas de estímulo do governo. “A Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, e a extensão nos prazos de financiamentos, entre outras medidas, começam a indicar um bom cenário para a aprovação das nossas reivindicações”, afirma o diretor de Administração do Sindicato, Teonílio Monteiro, o Barba.

Termômetro - Para o presidente da CUT, Adir dos Santos Lima, presente na reunião, o evento foi importante para os trabalhadores sentirem o nível de dificuldade das negociações: “Essa assembleia é uma cultura do sindicato de chamar a militância para sentir o termômetro da conjuntura, quando vamos entrar em uma campanha salarial. É importante para entrarmos com a cabeça erguida e o pé no chão”, reflete Santos.

A pauta de reinvidicações será entregue na última sexta-feira do mês (29/06) na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que fica na Avenida Paulista, na capital paulistana.

Por Arthur Gandini - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.