NOTÍCIA ANTERIOR
Paralisação nos Correios pode acabar nesta segunda
PRÓXIMA NOTÍCIA
Telefonar fica mais caro a partir desta quinta-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/07/2008 | Economia
Metalúrgicos do ABC alcançam marca de 100 mil trabalhadores
Dados divulgados nesta terça-feira pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC revelaram que o número de trabalhadores do setor atingiu a marca de 100 mil em maio. Até dezembro de 2007, a categoria englobava 95,6 mil funcionários em São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - cidades de atuação da entidade. Esse aumento da base foi atribuído ao crescimento econômico registrado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As estatísticas, elaboradas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), foram divulgadas durante a apresentação da nova diretoria do sindicato. Segundo o novo presidente da entidade, o ajustador mecânico Sérgio Nobre, faz cinco anos que o nível de emprego cresce continuamente, graças à política econômica do governo Lula. No período entre 2003 e 2008, foram contratados 22.325 metalúrgicos, o que corresponde a um aumento de 28,8%.

"Os governos de Collor e Fernando Henrique Cardoso foram marcados pelo neoliberalismo, o que provocou o fechamento de empresas e uma grande redução nos empregos. Agora, faz cinco anos que o nível de emprego cresce consecutivamente", afirmou.

A pesquisa do Dieese apontou ainda que houve uma expressiva melhora no nível de escolaridade da categoria ligada à base do sindicato no ABC. Em 2006, 40,9% dos metalúrgicos completaram o Ensino Médio, contra 13,5% em 1996.

"Essa elevação no nível de escolaridade reflete uma maior consciência dos próprios trabalhadores de que estudar é importante. Além disso, é resultado do nosso investimento através do Mova [Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos] ABC e de outras ações promovidas pelas montadoras", explicou o presidente do sindicato, que é funcionário da Mercedez-Benz.

Para os próximos três anos de sua gestão, Nobre ressaltou que o principal desafio é fazer com que o crescimento econômico do País reflita em uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

"Agora que o emprego está crescendo, nosso desafio é melhorar o poder de compra dos metalúrgicos. Dessa forma, haverá um aquecimento no consumo e, conseqüentemente, aumentará ainda mais a criação de novos postos de trabalho", comentou, ressaltando que a principal ação de seu mandato será a luta pelo aumento real nos salários dos trabalhadores.

A festa de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos acontecerá no dia 2 de agosto no Clube da Ford, em São Bernardo, e contará com a presença do presidente Lula.

Por Carolina Lopes - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.