NOTÍCIA ANTERIOR
DIA Taboão reabre nesta quinta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bancários realizam manifestação no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/09/2011 | Economia
Metalúrgicos da GM rejeitam proposta
Os trabalhadores da GM (General Motors) de São Caetano realizaram um protesto de duas horas em frente ao portão 4 da fábrica na manhã desta terça-feira (06/09). O motivo da paralisação é o reajuste salarial que os funcionários pleiteiam ser de no mínimo 10%. No período da tarde, o trabalhadores do 2º turno também rejeitaram a proposta da montadora de aumento de 9,55% e realizaram a paralisação. Na Ford, Volkswagen, Scania e Fiat terão folgas coletivas a partir desta semana para reduzir os estoques de veículos no pátio.

Nesta terça-feira (09/07) os funcionários do 1º e 3º turnos votaram às 6h da mnhã e às 15h foram os trabalhadores do 2º turno que votaram a nova proposta da montadora, que oferece a reposição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, mais 2% de aumento real (descontada a inflação), o que significaria alta de 9,55%, e ainda abono de R$ 2.000. Cerca de 6.500 funcionários já recusaram e realizaram o protesto. A expectativa é de que o aumento seja no mínimo igual ao dos trabalhadores filiados ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, que foi de 10%.

“ Foi unânime a decisão dos trabalhadores em não aceitar a proposta da GM. Esperamos que com os protestos, a montadora aceite o valor que pleiteamos. Se não houver negociação podemos ficar paralisados por tempo indeterminado. Já estamos em estado de greve, e esperamos que os diretores nos convoquem para outra rodada de negociação. Já foram cinco reuniões, vamos continuar lutando e daremos um prazo de pelo menos 48 horas para que a empresa nos procure. Acredito que se for necessário entrar em greve, isso ocorra como medida extrema na próxima semana”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados do INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que mede a inflação para as famílias com renda até seis salários mínimos, e foi de 7.40% nos últimos 12 meses, por isso a GM aumentou a proposta para 9,55%. A princípio, a proposta da montadora era de 9,41%, que era referente a expectativa de inflação de 7,26%.

A assessoria de imprensa da GM Informou que não comentará o assunto enquanto as negociações da campanha salarial continuarem. E informou que no período da manhã não houve protesto, apenas aconteceu a assembleia dos trabalhadores.

Greve em São José dos Campos

Os metalúrgicos da GM de São José dos Campos entraram em greve de 24 horas nesta manhã contra a proposta de reajuste da empresa, de 9,41%. A decisão foi tomada durante assembleia pela manhã. Os metalúrgicos reivindicam 17,45% de reajuste, ampliação das cláusulas sociais e direito a eleição de delegados sindicais. Com a paralisação, deixarão de ser fabricados cerca de 940 veículos.

Os trabalhadores só devem voltar a produzir a partir de quinta-feira (08/09). Segundo a direção do sindicato, a empresa ainda não marcou uma nova rodada de negociação, mas, se não houver avanços, pode ser deflagrada greve por tempo indeterminado na unidade.

Redução de estoques

Na Volkswagen em Taubaté e São José dos Pinhais, no Paraná os funcionários não vão trabalhar esta semana. A montadora também vai paralisar a produção na quinta-feira e sexta-feira na unidade de São Bernardo.

A Volkswagen não confirma essas informações, dizendo apenas que "está fazendo uso de suas ferramentas de flexibilidade para ajustar o estoque".

Em nota, a Ford informou que a Ford Brasil irá interromper a produção de suas unidades no País a fim de ajustar os estoques à demanda do mercado. O período de redução das atividades das linhas de produção será gradual, variando em cada planta.

A parada na produção em Camaçari na Bahia vai de 12 de setembro a 7 de outubro. Em Taubaté, serão paralisados as áreas de Transmissão e Motores de 19 a 30 de setembro. A Fundição, de 26 deste mês a 14 de outubro e Motores Sigma, de 5 a 14 de outubro.

Em São Bernardo, também haverá escalonamento para as linhas de caminhões na próxima semana (8 a 16 de setembro), carros nesta semana (5 a 9 de setembro) e estamaparia (12 de setembro a 7 de outubro).

A Fiat informou que concedeu do dia 5 a 7 de setembro folga ao funcionários para realizar manutenções em nas linhas de produção na planta de Betim-MG. A empresa informou que as atividades voltam ao normal a partir de quinta-feira (08/09).

A Scania não informou quais as áreas que haverá paralisação e quantidade de funcionários que estarão de folga.

* Matéria atualizadas às 16h

Por Michelly Cyrillo e Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.