NOTÍCIA ANTERIOR
''Coca-Cola Perfeita'' chega ao mercado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Conheça mitos e verdades sobre direitos do consumidor
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2016 | Economia
Metalúrgicos começam protesto contra o desemprego
Metalúrgicos começam protesto contra o desemprego Trabalhadores da Mercedes na passeata desta quarta-feira. Foto: Rodrigo Pinto
Trabalhadores da Mercedes na passeata desta quarta-feira. Foto: Rodrigo Pinto
Ato reúne trabalhadores da Mercedes e da Ford; funcionários da Scania também estão paralisados

Cerca de 10 mil trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo, se reuniram na frente da empresa na manhã desta quarta-feira (01/06) e começaram uma manifestação em defesa do emprego. Eles iniciaram uma passeata em direção à Ford, onde outros 5 mil trabalhadores também se concentram na frente da fábrica. Metalúrgicos da Scania também pararam suas atividades em protesto contra a ameaça de desemprego no setor automotivo.

“Essa manifestação é a primeira de uma serie em defesa do emprego porque a agenda do pais agora é essa”, afirmou a secretário-geral da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, que também em funcionário da Mercedes. Os trabalhadores na Mercedes realizam assembleia um dia após o término do prazo do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). A passeata deve seguir pela pista marginal da Via Anchieta do km 14,5 ao km 16, onde deve seguir rumo à fábrica da Ford. Policiais militares e agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Bernardo acompanham a manifestação

Na Ford, os mais de três mil trabalhadores permanecem no programa até o final de junho, além do lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) que vence no próximo dia 12 para cerca de 280 funcionários. Até o momento, nenhuma das montadoras sinalizou intenção de renovar os períodos dos mecanismos de manutenção dos postos de trabalho. O protesto, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC,é uma forma de chamar a atenção dos empresários e reivindicar a defesa dos empregos na Região.

SETOR
De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o setor automotivo apresentou queda nas vendas de 27,9% nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2015. A pouca demanda reflete também na produção, que registrou recuo de 25,8% na mesma base de comparação, e no nível de emprego industrial, que teve 11 mil trabalhadores a menos em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Com informações de Iara Voros.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.