NOTÍCIA ANTERIOR
Taxa para abrir conta em banco vai de zero a R$ 59
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércio no Natal deve ter produtos mais simples, preveem lojistas
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/11/2011 | Economia
Metalúrgico quer Volks investindo em São Bernardo
Metalúrgico quer Volks investindo em São Bernardo  Fachada da Volks em São Bernardo: sem planos de investimentos. Foto: Luciano Vicioni
Fachada da Volks em São Bernardo: sem planos de investimentos. Foto: Luciano Vicioni
A planta industrial da Volkswagen São Bernardo não está nos planos da montadora alemã para receber novos investimentos na produção do Up!, seu novo modelo mundial. A matriz planeja expansão da unidade de Taubaté (SP) ou de São José dos Pinhais (PR) ou instalar uma nova fábrica no País entre seis opções de locais, uma delas no estado de Pernambuco para produzir o compacto Up!. O modelo tende a ser uma das apostas da montadora para enfrentar a concorrência com os veículos orientais.

O diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, confirmou a expansão da montadora no País. “A planta da Anchieta está numa posição difícil de ser expandida, temos estudos preliminares para ampliar nossas unidades produtivas no interior de São Paulo ou no Paraná, mas existe ainda a possibilidade de instalar uma nova fábrica em algum outro estado do País.”

Na concepção do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a entidade sindical não tem nada contra a instalação de novas unidades da empresa, desde que não seja às custas dos empregos já existentes. “Defendemos que os volumes de produção previstos com novos produtos são possíveis de serem realizados nas fábricas já existentes”, disse.

Nobre defende que os veículos sejam desenvolvidos no Brasil, desde os projetos à montagem final. “Queremos evitar que os locais de inovação sejam transferidos para as matrizes das montadoras”, frisou.

Novos produtos - O diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Valter Sanches, afirmou que São Bernardo tem condições de trabalhar no desenvolvimento de novos produtos. “Alguns veículos deixarão de ser produzidos, mas com isso abre-se a possibilidade de novos produtos serem feitos aqui, o que poderia evitar demissões na categoria”, disse.

A possibilidade da planta de São Bernardo se tornar uma plataforma global é considerada positiva tanto pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) como também pelo fato de poder ampliar exportação. “Produzir um veículo de forma exclusiva traria muitos benefícios para a unidade fabril do ABCD.”

O secretário geral do Sindicato, Wagner Santana, afirmou que se a produção do Up! não ocorrer nas plantas já existentes no País é possível desencadear a perda de milhares de postos de trabalho em São Bernardo e também na unidade do interior de São Paulo. “Vamos trabalhar para que o Up! possa ser produzido em Taubaté e a família Gol (Saveiro e Voyage) ser transferida para São Bernardo”, finalizou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.