NOTÍCIA ANTERIOR
MEC reprova 30% dos cursos avaliados em 2012
PRÓXIMA NOTÍCIA
30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório no Enade, diz MEC
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/10/2013 | Educação
Metade dos cursos tem desempenho ruim
 Metade dos cursos tem desempenho ruim Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Metade dos cursos oferecidos por instituições de Ensino Superior do Grande ABC avaliados no Enade 2012 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) obteve desempenho insatisfatório, ou seja, notas 1 e 2 – em escala que vai de 1 a 5. Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

A região teve 103 cursos avaliados, em 17 carreiras nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito e Psicologia. Destas, três obtiveram conceito 1 – Tecnologia em Processos Gerenciais, da Universidade Anhanguera/ Uniban, Tecnologia em Processos Gerenciais da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e Tecnologia em Marketing, oferecido pela Universidade Anhanguera UniABC. Outros 46 alcançaram nota 2.

Em todo o País, foram avaliadas 7.228 carreiras universitárias, sendo que 30% destas obtiveram conceitos insatisfatórios. Os cursos que tiraram nota 1 e 2 poderão ter seus vestibulares suspensos, tendo em vista que o desempenho no Enade tem peso na avaliação final do CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Para o doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) Roberto da Silva, o alto índice de carreiras com desempenho insatisfatório causa preocupação e coloca em xeque os critérios utilizados pelo MEC (Ministério da Educação) para o credenciamento dos cursos superiores. “As instituições não precisam mais justificar a existência de demanda para a abertura de cursos. Com isso, observamos diversas faculdades próximas umas das outras sem diferencial de qualidade”, esclarece.

Por meio de nota, a Anhanguera informou que tem plano de melhorias em execução para as universidades cujos cursos obtiveram conceito insatisfatório e que não poupará esforços para cumprir todas as exigências estabelecidas pelo MEC. Já a USCS justificou o resultado com possível boicote realizado pelos estudantes ao Enade, tendo em vista que outros cursos semelhantes alcançaram índice 3. A instituição destacou que está aprimorando os processos educacionais e trabalhará a conscientização dos alunos sobre a avaliação.

QUALIDADE

Por outro lado, três instituições alcançaram nota máxima na avaliação. São elas: Tecnologia em Processos Gerenciais, da Termomecânica, Tecnologia em Logística, da Fatec Mauá, e Administração, da Esags.

Fatec Mauá tem melhor graduação de SP

O curso de Tecnologia em Logística da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Mauá obteve o quarto melhor desempenho do País, com nota 4,69, e o primeiro do Estado. Criada em 2009, a graduação que credencia profissionais a atuar em áreas de produção, transporte e rotas tem duração de três anos e é oferecida nos períodos matutino e noturno.

Esta é a primeira vez que a instituição estadual de ensino no Grande ABC foi avaliada pelo Enade, observa a diretora da unidade, Telma Aparecida Mafra. “O bom desempenho é resultado de currículo completo, professores bem titulados, laboratórios equipados e investimento em visitas técnicas a grandes organizações”, destaca.

Para o operador de transporte metroviário Luis de Souza Ferrez, 48 anos, a graduação, concluída em junho, contribuiu para sua carreira profissional. “Pude associar teoria à prática e, com isso, agregar habilidades”, comenta.

Na sua visão, o diferencial do curso é o envolvimento entre professores e alunos e a preocupação em aliar conceitos e dia a dia da profissão.O morador de Ribeirão Pires revela que sempre quis cursar Tecnologia em Logística, no entanto, teve de esperar a abertura do curso na região. “Essa graduação só era oferecida na Zona Leste, mas valeu a pena esperar porque a Fatec é bem conceituada”, diz.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.