NOTÍCIA ANTERIOR
Grande ABC ignora desrespeito a pedestre
PRÓXIMA NOTÍCIA
Trânsito para no Centro de São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2012 | Setecidades
Meta do ABCD é recolher 23 toneladas de lixo no domingo
Meta do ABCD é recolher 23 toneladas de lixo no domingo  Em Santo André, onde iniciativa já foi realizada, foram coletadas 12,8 toneladas de resíduos. Foto: Divulgação
Em Santo André, onde iniciativa já foi realizada, foram coletadas 12,8 toneladas de resíduos. Foto: Divulgação
São Bernardo e Diadema terão 40 pontos de coleta durante movimento Limpa Brasil

Neste domingo (06/05), durante seis horas, a população de São Bernardo e Diadema será convocada para realizar uma força-tarefa em prol do meio ambiente. Materiais reciclados depositados em calçadas, praças e ruas serão recolhidos por voluntários nas duas cidades das 8h às 14h. A estimativa das prefeituras é que 23 toneladas de lixo descartado incorretamente em espaços públicas sejam recolhidas nos dois municípios. O mutirão é organizado pelas duas administrações e o Movimento Limpa Brasil.

A meta de São Bernardo é coletar 20 toneladas de resíduos com ajuda dos voluntários. Para tanto, a Prefeitura disponibilizará 1,1 mil agentes comunitários de saúde e professores das Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) para contribuir na mobilização popular. Todo o material arrecadado será encaminhado para os 21 pontos de entrega voluntária e quatro ecopontos de construção civil. Em seguida, os resíduos serão levados para as duas centrais de reciclagem instaladas na cidade.

Em Diadema a expectativa é reunir 3 mil voluntários para a coleta de aproximadamente 3 toneladas de materiais reciclados. Os resíduos serão depositados em 15 ecopontos espalhados por toda a cidade e, posteriormente, encaminhados para duas cooperativas do município.

A concentração dos participantes de São Bernardo será no Ecoponto do Bairro dos Casa, localizado na avenida Capitão Casa, 687, a partir das 8h30. Já em Diadema, a abertura oficial será na praça Serraria, entre as avenidas Lico Maia e Rotary, às 10h30. O encerramento de ambas as ações está agendada a partir das 14h no Parque Chácara Silvestre (avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis), em São Bernardo. O evento contará com apresentações de culturas populares.

Esta é a segunda vez que o ABCD participa da ação. No dia 15 de abril, os moradores de Santo André e Mauá arregaçaram as magas e se tornaram catadores por um dia. Na ocasião foram recolhidas um total de 19 toneladas de materiais recicláveis com a participação de 44,7 mil voluntários.

Como participar - Os interessados em participar da ação devem se cadastrar no site www.limpabrasil.com e retirar até esta sexta-feira (04/05), durante o horário comercial, os kits de luvas e sacos plásticos nas agências do Banco do Brasil.

Além dos bancos, os moradores de São Bernardo poderão retirar os kits em uma das 32 UBSs da cidade, ou ainda, no dia do evento nos ecopontos. Em Diadema, os pontos de coleta também distribuirão os kits. A lista completa dos endereços para retirada do kit está disponível nos blogs www.limpabrasil.com/saobernardo e no www.limpabrasil.com/diadema .

A principal meta da atividade é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades. O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da Unesco (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6406 dias no ar.