NOTÍCIA ANTERIOR
Falta de sinalização complica trânsito em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD é a capital latinoamericana da poluição
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2011 | Setecidades
Meta do ABCD é arrecadar 5 mil armas em um ano
Meta do ABCD é arrecadar 5 mil armas em um ano  Fórum mobilizou entidades e autoridades no combate à violência no ABCD. Foto: Rossana Lana/SMABC
Fórum mobilizou entidades e autoridades no combate à violência no ABCD. Foto: Rossana Lana/SMABC
Durante fórum de segurança no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidades aderiram a Campanha de Desarmamento

Entre novembro deste ano e de 2012, o GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal, entidade que reúne os sete prefeitos, quer ultrapassar a arrecadação voluntária de 5 mil armas na Região. Para atingir essa meta, a campanha ganhou, nesta quinta-feira (23/11), o reforço do Fórum de Prevenção à Violência e Desarmamento, que conta com participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O evento reuniu autoridades, sociedade civil, movimentos sociais e igrejas, no salão nobre do Sindicato, para refletirem sobre o combate a violência. Mais de cem entidades, entre universidades, ONGs, sindicatos e escolas aderiram à campanha. “A ideia é que essas instituições ajudem na divulgação da campanha durante os cultos, reuniões de associações de bairro e escolas”, explicou o coordenador do GT de Segurança e secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Domingos Mariano.

Representando os prefeitos da Região, o chefe do Executivo de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou a importância do envolvimento da sociedade civil na discussão da segurança pública. “Mais do que cobrar, a população precisa participar, até para desmistificar ilusões e acabar com o falso debate de que ter arma em casa traz segurança”, argumentou. Para atingir o objetivo regional, Marinho sugeriu que cada entidade estabeleça uma meta. “Se cada empresa, escola e intuição participante trabalhar com metas, a campanha será mais eficiente”, comentou.

As entidades integrantes do fórum também irão elaborar propostas regionais de políticas públicas voltadas ao combate à violência. O primeiro ciclo de palestras deverá ser realizado entre março ou abril de 2012. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a raiz da violência está na facilidade com que o cidadão consegue se armar, mas a mobilização não deve ser apenas em torno da campanha de desarmamento. “Se estamos nos unindo, devemos pensar em outras políticas integradas na área de segurança”, sugeriu.

Campanha – As bases das GCMs (Guardas Civis Municipais) são os postos de entrega de armas de fogo, acessórios e munições da Região (confira os endereços abaixo) e atenderão todos os dias da semana, inclusive aos fins de semana, das 9h às 18h. Caso não seja possível a entrega nesses horários, as GCMs poderão fazer o agendamentopor telefone da entrega.

Diferente de outros anos, na campanha 2011/2012, a pessoa não precisará se identificar no ato de entrega da arma. Outra inovação é o compromisso do governo federal em agilizar o pagamento da indenização, através de parceria com o Banco do Brasil. O pagamento varia entre R$ 100 e R$ 300, conforme o tipo da arma de fogo.

Na entrega da arma, a pessoa receberá um protocolo com 16 dígitos e uma senha de quatro dígitos, única e intransferível, que será cadastrada na hora. A partir do documento, o munícipe deverá se dirigir a uma das agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O prazo para sacar a indenização é de 24 horas a 30 dias após a entrega da arma.

“As armas serão destruídas na frente do ex-proprietário, assim que forem entregues”, informou Mariano. As armas inutilizadas serão encaminhadas para a Polícia Federal para o descarte total. É importante lembrar que, antes de se dirigir ao posto de entrega, é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

Postos de entrega

Santo André

Rua Cel.PM Celestino Henrique Fernandes, nº 200 – Bairro Santa Maria. Tel.44281701 e 44281702;

São Bernardo
Av. Redenção, nº 100, Jd. Do Mar. Tel. 4126-2800;

São Caetano
Alameda São Caetano, nº 1687, Bairro Santa Maria. Tel. 4220-1100;

Diadema
Rua Marechal Floriano, nº 260, Centro. Tel.4053-7300;

Mauá
Av. Bevenuto Bagnara, nº139, Jd. Zaíra. Tel. 153 ou 4545-3344 / 4543-0354;

Ribeirão Pires
Rua Major Cardim, nº 360, Vila Mortari. Tel. 4828-3204 e 4825-5509.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.