NOTÍCIA ANTERIOR
Advogado morre atropelado na linha do trólebus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Criminosos matam empresário e filhos em Diadema
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/07/2013 | Setecidades
Mesmo com recorde de frio, albergues da região não lotam
Mesmo com recorde de frio, albergues da região não lotam Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
A região registrou na madrugada de terça-feira para ontem a menor temperatura desde o ano 2000: 6,2ºC, com sensação térmica de apenas 0ºC. Mesmo assim, os albergues destinados a acolher moradores de rua não lotaram.

Em São Caetano, em duas das seis casas de acolhimento, a procura foi zero. Em São Bernardo, das 37 pessoas abordadas por assistentes sociais nas ruas, apenas sete concordaram em ir para o abrigo. Em Diadema, uma das casas possui 65 vagas, mas apenas 22 pessoas passaram a noite no abrigo. A Casa da Acolhida de Ribeirão Pires recebeu 35 pessoas, mas não atingiu a capacidade máxima de 45 vagas. Segundo uma das assistentes sociais da casa, de dez pessoas abordadas na rua, seis foram para o abrigo e outras três chegaram por conta própria. As demais prefeituras não responderam.

Em alguns casos os moradores de rua não aceitam ir para o albergue porque possuem vícios que não são permitidos ali, como consumo de álcool e drogas. Em outros casos, as pessoas não vão por não conhecer o ambiente. “Quando perguntamos porque não quiseram ir para o abrigo, alguns dizem que é porque lá não é a casa deles e que, na rua, eles sabem quem procurar na hora de aperto”, conta o radialista Leonardo Engelmann, 39 anos, que há dois anos ajuda moradores de rua de São Bernardo.

Engelmann reúne, por meio de redes sociais, amigos dispostos a doar roupas, cobertores e alimentos às pessoas que moram nas ruas. Segundo ele, os desabrigados aceitam as doações com muita vontade e, depois disso, sempre há uma conversa entre eles. “Eles desabafam e dizem que onde se sentem em casa é na rua.”

PREVISÃO

O frio deve continuar hoje, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os termômetros devem marcar no máximo 10ºC, e no mínimo, 7ºC, com chuvas fracas e moderadas ao longo do dia.

Para amanhã, espera-se tempo mais firme, com temperaturas entre 7ºC e 17ºC na região e o sol voltando a aparecer.

Por Drielly Gaspar - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.