NOTÍCIA ANTERIOR
5º Festival Rotas dos Sabores tem início dia 6 com descontos de até 50%
PRÓXIMA NOTÍCIA
Billings sofre com excesso de ‘'algas’'
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2015 | Setecidades
Mesmo com chuva, alunos protestam contra fim de curso noturno
Mesmo com chuva, alunos protestam contra fim de curso noturno Com guarda-chuvas, estudantes saíram em caminhada para protestar contra 'reestruturação' da educação estadual. Foto: Rodrigo Pinto
Com guarda-chuvas, estudantes saíram em caminhada para protestar contra 'reestruturação' da educação estadual. Foto: Rodrigo Pinto
Estudantes da E. E. Professor Oscavo de Paula e Silva se manifestaram na tarde e noite desta quarta

Pelo direito à educação, estudantes da E.E. Professor Oscavo de Paula e Silva, no Bairro Bangu, em Santo André, protestaram no fim da tarde e noite desta quarta-feira (04/11). Os alunos são contra a chamada "reestruturação" do ensino promovida pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), que pretende fechar escolas e extinguir salas de aula do período noturno.

Os estudantes reuniram-se em frente à escola, localizada na rua Pacaembu, por volta das 18h30 e percorrem as vias até o final da rua Oratório. A rua chegou a ficar interditada no sentido Centro. Em caminhada, seguiram para a avenida dos Estados, com faixas e cartazes nas mãos.

De acordo com os manifestantes, o fechamento do período noturno na escola foi anunciado pela diretoria e cerca de 350 alunos serão prejudicados. Atualmente, existem oito salas em funcionamento à noite. Durante o dia, a escola atende alunos do ensino fundamental, do sexto ao nono ano.

OPÇÕES SUPERLOTADAS

As três escolas próximas apresentadas como opção aos estudantes da Professor Oscavo já estão superlotadas: Amaral Wagner, Professora Inah de Mello e Américo Brasiliense.

O estudante Guilherme Botelho da Silva, 16 anos, será um dos afetados com a mudança. “Falaram que é por causa da demanda baixa aqui, mas na minha sala entraram cinco pessoas só na última semana”, contou.

O estudante, que também é presidente do Grêmio Estudantil da escola, enfatizou ainda que a qualidade do ensino é algo que deve ser preservado, ao invés de haver cortes. “A média do Ideb para o Ensino Médio no estado é de 1,98 e a escola atingiu 2,32 pontos”, observou.

CHUVA NÃO IMPEDIU

Por volta das 19h15, mesmo embaixo de chuva, os estudantes continuaram a caminhada e passaram em frente ao campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), na avenida dos Estados.

A manifestação conta com apoio da Apeoesp, o sindicato dos professores, e foi reforçada com um carro de som. Professores e pais de alunos engrossaram o ato.

Para o coordenador da sub-sede de Santo André da Apeoesp, Cláudio Santana, a organização dos estudantes mostra o engajamento para a melhoria da educação. "Os trabalhadores, pais e estudantes precisam se apropriar deste bem social", disse.

Além do fim do período noturno, os alunos da Oscavo protestaram contra a falta de água e de merenda na escola.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.