NOTÍCIA ANTERIOR
Santos promove festa da banana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Passeio em família no interior paulista
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/10/2009 | Turismo
Mês cheio de atrações em Santa Catarina
Para aproveitar o ensejo da Oktoberfest e ampliar o potencial turístico estadual, Santa Catarina se torna, neste mês, um dos mais badalados pontos turísticos do Brasil.

Não faltam atrações: dez eventos paralelos à Oktoberfest de Blumenau são realizadas nos municípios de Itapiranga, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Timbó, Rio Negrinho, Treze Tílias, Florianópolis, Corupá e Forquilinha.

A ideia é simples, concentrar em um mesmo período o maior número de festas típicas nas quais a dança, música, gastronomia e, é claro, os chopes são disponibilizados para fazer a alegria dos turistas.

Assim, os visitantes ficam por dentro das tradições locais mais populares, que resgatam a cada evento traços alemães, austríacos e açorianos deixados por seus ascendentes na região Sul do País.

Entre os eventos mais tradicionais estão a 75ª Tirolerfest, realizada há 75 anos em Treze Tílias ou município do ‘Tirol Brasileiro'', como é conhecida a pequena cidade de imigração austríaca do Meio-Oeste catarinense.

Com arquitetura similar a dos Alpes, a cidadezinha passa a impressão de se estar realmente na Áustria, especialmente pelos detalhes de decoração, gastronomia e muitos litros de chope consumidos nesta época do ano.

E como cerveja é o que não falta por estas terras, outro evento que não poderia ficar de fora deste roteiro é a 31ª Oktoberfest, de Itapiranga. Afinal, Blumenau pode ter conseguido os louros pelo segundo maior evento mundial da bebida, mas é de Itapiranga, ao menos segundo os moradores, o mérito pela realização da primeira Oktoberfest nacional.

A cidade localiza-se no extremo Meio-Oeste catarinense, quase na fronteira com a Argentina e, além de lindas paisagens com grutas naturais, cascatas e cachoeiras, ainda preserva uma típica comunidade alemã, responsável por repassar as tradições germânicas às gerações.

Gastronomia - E para quem procura as mais saborosas comidas alemãs, aí vai uma dica: a 24ª Fenarreco, de Brusque. Lá o marreco recheado com repolho roxo ou Ente mit Rotkohl - como é conhecido pelos descendentes germânicos -, integra a gastronomia e faz o estômago dos visitantes. O melhor é que tal prato pode ser degustado com o tradicional purê de batatas, chucrute e molhos fortes.

Os fãs da carne suína também poderão se deliciar com outros pratos típicos, como o Eisbein (joelho de porco), Kassler (chuleta de porco) e o Bockwurst (salsicha).

Por Eliane Quinalia - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6189 dias no ar.