NOTÍCIA ANTERIOR
Arquiteta faz visita técnica para avaliar condições de implantação de Etec em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
João Avamileno assume o Consórcio
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/02/2008 | Cidade
Mergulhador diz se divertir nas águas insalubres
Água totalmente insalubre e visibilidade zero a oito metros de profundidade são capazes de espantar muita gente de um mergulho, mas não Alenildo Antônio da Costa, 33 anos.

Ele teve a missão, considerada ingrata por muitos, de mergulhar na água suja do piscinão Petrobras, ontem, em Mauá, para resgatar as três bombas.

“O jogador de futebol não se diverte fazendo o que ele faz? Eu também acabo me divertindo com tudo isso”, disse o mergulhador, bem-humorado.

Hoje, acostumado com a profissão, o mergulhador conta que o maior problema no piscinão de Mauá foi a água turva, com visibilidade nula.

“Foi tudo no tato”, explicou Costa. “O problema está em lugares onde há correnteza e muitas rochas. Aqui é tranqüilo”, completou.

Natural do Espírito Santo, Costa conta que a profissão inusitada lhe apareceu por acaso. “Agora já faço isso há 12 anos”, disse.

A tarefa do mergulhador era localizar as três bombas submersas no piscinão e acoplar cabos nos equipamentos para que pudessem ser içados por máquinas. Balão de oxigênio e radiocomunicação a postos, Costa prepara seu corpo com detergente, para que a roupa de mergulho entre com facilidade.

A operação é rápida. Do mergulho à localização das bombas (cada uma pesa quatro toneladas e tem dois metros de altura), Costa levou cerca de cinco minutos.

Por Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.