NOTÍCIA ANTERIOR
Audi mostra potência em cupê esportivo RS5
PRÓXIMA NOTÍCIA
Automóveis, motos e pneus dos EUA terão aumento na alíquota de importação
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/03/2010 | Veículos
Mercedes-Benz aumentará capacidade de produção no Brasil em 15%
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jüergen Ziegler, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinaram nesta sexta-feira (5), em São Paulo, contrato para financiamento de R$ 1,2 bilhão, que serão aplicados na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista até 2012.

Os recursos serão somados aos R$ 300 milhões já disponibilizados pela própria Mercedes-Benz. O financiamento havia sido confirmado pelo BNDES no início deste ano. A companhia aposta em crescimento de 32% de suas vendas neste ano e já sente a retomada do mercado brasileiro após a crise internacional.

De acordo com Ziegler, 60% do investimento será voltado ao aumento da capacidade produtiva instalada de 65 mil para 75 mil unidades. “Vamos seguir a expectativa de crescimento ao redor de 15% do mercado brasileiro de veículos comerciais. Mas podemos aumentar ainda mais esta capacidade com jornadas extras se for necessário”, afirma o executivo.

Cerca de 30% serão voltados ao desenvolvimento de novos produtos. Isso inclui a produção de motores a diesel adequados à nova legislação ambiental. A exigência do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores entra em vigor em 2012. Outro investimento em tecnologia é o teste do diesel de cana-de-açúcar. “Somos os pioneiros neste tipo de teste", ressalta. "Contamos com 400 engenheiros em nossa fábrica.”

Os 10% restantes serão aplicados “em aspectos sociais e ambientais”.

A fabricante alemã de caminhões e ônibus tem como foco abrir vantagem frente à concorrente MAN. Para isso, já contratou 1,4 mil pessoas entre o fim de 2009 e início de 2010. Com 11,6 mil funcionários e algumas linhas trabalhando em três turnos, a meta é aumentar a participação no mercado brasileiro de caminhões de 28,5%, em 2009, para mais de 30% neste ano. Já no segmento de ônibus, em que é líder há 50 anos, a expectativa é de ampliar o market share de 48%, registrado em 2009, para mais de 50%, em 2010.

Se a previsão for confirmada, a Mercedes-Benz venderá 68 mil unidades (tanto no mercado externo quanto no interno), volume 32% maior em relação às vendas de 2009, de 51,5 mil. Para caminhões, a expectativa é exportar 4 mil unidades neste ano, contra 3 mil unidades em 2009. No segmento de ônibus as vendas ao exterior devem passar de 6,5 mil para 12 mil unidades.

Após as instalações das novas máquinas para a ampliação da capacidade, nos próximos 18 meses, a fabricante avaliará se será necessário mais contratações. “Apostamos muito no crescimento do mercado brasileiro. Nós vemos o mercado voltando a crescer”, afirmou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que confirma a retomada de outros mercados da América Latina.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.