NOTÍCIA ANTERIOR
Desemprego é o menor para setembro desde 2002
PRÓXIMA NOTÍCIA
Desemprego é o menor para setembro desde 2002
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2012 | Economia
Mercado tem espaço para inovação
Mercado tem espaço para inovação
Acumular dinheiro não é tarefa fácil para muitos consumidores. Escolher onde investir é mais difícil ainda. Mas se a ideia é entrar no mercado de MPEs (Micro e Pequenas Empresas), é preciso muito planejamento para não cair no canibalismo, ou seja, a competição em que uma companhia devora a outra. Em meio a caminhos arriscados, um é mais iluminado, o da inovação. Oferecer produtos ou serviços diferenciados, inexistentes no mercado, reduz as chances de entrar na estatística da mortalidade.

Segundo o Book de Pesquisas Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) MPEs Paulistas, atualmente, a cada 30 negócios abertos, oito não aguentam a concorrência e fecham as portas no primeiro ano. No quinto ano, o número sobe para 17, ou seja, 58%.

O consultor Leo Raifur, do Proced/FIA (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração), destacou que as chances de uma MPE com oferta inovadora ter sucesso são bem maiores. Mas ele não descarta os riscos na manutenção do negócio.

"Em tese, é uma situação paradoxal. Por um lado, você está entrando em uma seara inovadora e com perspectiva de pouca competição no mercado. Mas, por outro, os seus retornos (de aceitação dos clientes) e receitas poderão ser aleatórios, o que dificultará a percepção para a validação da perspectiva (de continuidade), do serviço ou produto oferecido", analisou Raifur. Ele concluiu que é necessário grande trabalho investigativo antes de abrir o negócio.

O microempresário José Eduardo Bozelli Junior, de Santo André, estudou durante dois anos o projeto de sua companhia, a Bike 3D, aberta em março. Depois, buscou cursos e orientações do escritório regional do Sebrae no Grande ABC, em Santo André, o que, segundo ele, contribuiu para que seu projeto tivesse o mínimo de erros. Sua oferta, inovadora no Brasil, é a de aulas de spinning, uma ginástica com bicicletas ergométricas, com a projeção de filmes em terceira dimensão que simulam percursos reais aos alunos das academias. "A ideia surgiu da minha necessidade como um aluno de spinning. Pensei que seria mais agradável pedalar com um visual diferenciado e em movimento", revelou Bozelli Júnior.

Em poucos meses ele teve o retorno do capital investido, que foi reaplicado no negócio, e aumentou seu portfólio. "Antes, eu só oferecia o pacote de cinco aulas por dia para as academias. Para isso, montava a estrutura nos locais. Após perceber nova demanda dos próprios clientes, comecei a instalar os equipamentos", contou CW-30Bozzeli Júnior.

Além de prestar serviço em várias cidades espalhadas pelo País, o empreendedor já instalou as estruturas em academias de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul.

Com pensamento focado no crescimento da empresa, ele revelou ainda que desenvolve oferta de um kit compacto do seu serviço, para utilização simultânea de um a três alunos, com o fim de atender o mercado de consumidores, porém, inicialmente, direcionando esforços às academias de condomínios e clubes.

"Uma das coisas que mais me ajudaram nos primeiros meses foi participar do Empretec", afirmou Bozzeli Júnior. Ele se refere ao curso do Sebrae que desenvolve capacidades gerenciais do empreendedor para se manter dentro do mercado competitivo. O próximo será no dia 19.

Segmento atinge maior pontualidade de pagamento

Subiu o número de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) que pagaram suas dívidas pontualmente. Segundo o indicador Serasa Experian, em setembro, 95,9% dos empreendedores liquidaram seus débitos com os credores, alta de 0,6 ponto percentual sobre o mesmo mês do ano passado.

Esse é o maior percentual da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 2006.

Com base em cadastro de 600 mil MPEs, e cerca de 8 milhões de pagamentos, o resultado do levantamento da Serasa aponta que a cada 1.000 empresas, 959 liquidaram suas dívidas à vista ou com no máximo sete dias de atraso.

A equipe econômica da Serasa avalia que as MPEs, em setembro, tendem a se livrar das dívidas para acelerar a produção em vista do fim do ano.

No segmento do comércio, 96,3% dessas companhias foram pontuais. Na indústria, foram 95,5% e, no setor de serviços, 95,3% das MPEs.

Sebrae inicia hoje Feira do Empreendedor em São Paulo

Começa hoje a Feira do Empreendedor em São Paulo, realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), que espera reunir 50 mil pessoas no Pavilhão Verde da Expo Center Norte, na Capital. O evento segue até domingo, das 13h às 20h.

O Sebrae estima que os participantes fechem R$ 50 milhões em novos negócios, alta de 66% sobre o resultado da feira de 2010.

O local terá orientações aos interessados em abrir novos negócios ou a quem já tem um estabelecimento, terá 354 expositores, e espaço para formalização das microempresas.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.