NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas dispõem de 782 postos de trabalho na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Depois de Barbie, Ken também ganha novas formas de corpo e estilo
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2017 | Economia
Mercado de franquia ganha 76 marcas em 1 ano e meio; veja as novidades
Segundo a ABF, 62 marcas iniciaram no franchising em 2016 e 14 em 2017; principal feira do setor acontece de 21 a 24 de junho no Expo Center Norte, em SP.

O mercado de franquias brasileiro ganhou mais de 70 novas marcas em 1 ano e meio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 62 rede iniciaram no franchising em 2016 e ao menos 14 em 2017. Parte delas estarão em exposição na maior feira do setor, a ABF Franchising Expo, cuja 26ª edição acontece de 21 a 24 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Entre as estreantes no setor está a marca de sorvetes do litoral norte paulista Rochinha, o fast food Rei do Picadinho, a rede de colchões Probel, a marca de móveis modulados Todeschini, a franquia de camisas de esportes Retrômania e a de festas infantis da dupla de palhaços Patati Patatá.

Das 76 novas marcas que chegaram ao mercado, 20 são do ramo de alimentação, 18 da área de saúde, beleza e bem-estar e 11 de serviços para casa, construção e limpeza.

Número de pontos de venda cresceu 3,1% em 2016

Apesar do crescimento do índice de mortalidade de pontos de venda nos últimos anos, o mercado de franquia segue em trajetória de crescimento no Brasil e continua sendo uma das principais opções de quem busca empreender ou abrir um negócio próprio.

O país fechou o ano passado com 142.593 unidades de franquias, uma expansão de 3,1% frente a 2015, segundo a ABF. A taxa de mortalidade no ano foi de 5,1%. Existem atualmente em operação no Brasil 142.673 unidades. Já o número de marcasm já passa de 3,2 mil, segundo a consultoria Rizzo Franchise.

Em 2016, o franchising alcançou, ainda segundo a ABF, 42%, ou 2.321 dos 5.570 municípios do país, e o faturamento do setor alcançou R$ 151 bilhões, alta de 8,3% ante o ano anterior.

Cuidados na hora de escolher uma franquia

Apesar das muitas marcas que estreiam a cada ano no franchising, os consultores alertam que o mais importante na hora de escolher ser um franqueado é pesquisa, planejamento, capacidade de gestão e, sobretudo, pleno conhecimento do formato e estruturação do negócio.

Ou seja, além do potencial do negócio e do produto ou serviço, devem ser considerados também o histórico da marca e avaliação dos atuais franqueados da rede.

Por lei, toda Circular de Oferta de Franquia (COF) – principal documento na abertura de uma franquia – deve listar todos os franqueados que atuam na operação bem como a relação dos que deixaram o negócio nos últimos 12 meses e os casos em litígio.

Das 400 marcas que estarão em busca de novos franqueados na ABF Franchising Expo, 84 são estreantes no evento. Segundo os organizadores, as opções de investimento para empreendedores experientes e iniciantes vão desde menos de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão.

Que cuidados tomar:

Pesquise bem o negócio e o setor antes de investir numa franquia;
Tenha certeza que você tem afinidade com o ramo
Lembre que o risco é inerente a qualquer negócio de franquia;
Não assine a Circular de Oferta de Franquia se não tiver certeza que entendeu todas a regras e exigências;
Converse com franqueados da rede e confira a lista de encerramentos (por lei, o contrato precisa listar os pontos que fecharam nos últimos 12 meses e em litígio);
Estude com atenção as regras sobre pagamento de royalties e compras mínimas obrigatórias;
Cuidado com franquias da moda e sem experiência no mercado
Escolha a franquia pela qualidade e suporte, e não pelo custo do investimento inicial;
Lembre que o a escolha de um bom ponto de venda é fundamental para o sucesso do negócio

Vejas as marcas que ingressaram no franchising em 2016 e 2017

Alimentação


Brauni
Chocoponto
Johnny Rockets
Maria Honos
Oil & Vinegar Brasil
Oven
Pizza Cesar
Rei do Picadinho
Santo Fogo
Seu Benedito Genuine Food
Sorvetes Rochinha
Tão Carioca
Tibatata
Tico´s Burger
Uni Açaí
Cine Burger (2017)
Jeca Tatu Comida brasileira (2017)
Pizza Me (2017)
Seu churros (2017)
Soulight (2017)

Casa, construção e limpeza

ABC da Construção
BF Colchões
Ecoville
Elite Dedetizações
Grupo Light
Home Way
Probel
Yru Organizer
Eco Hidro
Doutor infiltração (2017)
Todeschini (2017)

Moda

Ascona Kids
Dani.Holzbach
Marss
Maxi Acessórios
Milon
Retrômania
Sunglass Hut
Ylaii
Arena Baby (2017)

Saúde, beleza e bem-estar

Acvida
Animaliafarma
Barbearia do Zé
Beautyline
Beryllos
Bonita
Casa do Médico produtos hospitalares
Chuá Chuá
Clinicão Veterinária
Dental Arte
Eu magro
Farmácias São Rafael
Globalmed Clínica médica
Like a boss
Nohraan
Vida Leve emagrecimento saudável
Astra Assessoria (2017)
Sense Spa Express (2017)

Serviços e outros negócios

Della Via
Agugamix utilidades
Audtax
Blue sol
Consiga Credi
Franquia de precatórios
Help! Loja de crédito
Letter consulting
Lien
Loja de franquia
Oasis
Zorzal franquias
TV Point (2017)
3S Tecnologia (2017)
Riback Auditoria e consultoria empresarial (2017)

Serviços educacionais

LifeUSA idiomas
Smartblocks

Entretenimento e lazer

Patati Patatá (2017)

26.ª ABF Franchising Expo
Local:
Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
De 21 a 24 de junho – 3ª a 6ª das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Informações ao público: (11) 3598-7834 ou www.abfexpo.com.br

Por Darlan Alvarenga, G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.