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DATA DA PUBLICAÇÃO 11/04/2017 | Veículos
Mensagem no Whatsapp com 4 truques para economizar ao abastecer o carro? Não é verdade!
Mensagem no Whatsapp com 4 truques para economizar ao abastecer o carro? Não é verdade! Mensagem de Whatsapp sobre controle de combustível (Foto: Reprodução/ Whatsapp)
Mensagem de Whatsapp sobre controle de combustível (Foto: Reprodução/ Whatsapp)
Texto fala de cuidados que os motoristas devem ter no posto de combustível. Engenheiros dizem que recomendações não têm nenhum fundamento.

Circula no Whatsapp uma mensagem com quatro truques para abastecer o veículo e controlar o combustível. Ela não é verdadeira, segundo especialistas ouvidos pelo G1.

Um dos especialistas ouvidos pelo G1 é o engenheiro mecânico Rodrigo Faggi, coordenador de ensaios de motores do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia. Outro é o engenheiro Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). Colunista do blog Oficina do G1, Denis Marum, dono de oficina em São Paulo e formado em engenharia mecânica, também fez suas considerações sobre as recomendações feitas na mensagem do Whatsapp.

Dica 1 - Encha o tanque sempre de manhã

Os três consideram a recomendação totalmente sem fundamento. Pereira afirma que "a variação de temperatura não é comumente encontrada em tanques enterrados (nos postos) para um período de 24 horas".

"Desta forma, não existem grandes vantagens em escolher a melhor hora do dia para abastecer o veículo – a variação de volume para pequenas mudanças de temperatura é pequena", diz.

Marum concorda. "Uma variação inferior a 5 graus entre a manhã e o período da tarde não trará diferenças significativas que possam levar o motorista a fazer qualquer economia. É bobagem."

"Essa teoria não tem fundamento. Os postos de abastecimento possuem tanques subterrâneos, onde o combustível armazenado dificilmente sofre variações de temperatura ao longo do dia. Além disso, é certo que a temperatura do motor não irá influenciar na temperatura do combustível que está sendo bombeado para tanque do seu veículo", afirma Faggi.

Dica 2 - Peça ao frentista para abastecer na velocidade lenta

Os especialistas dizem que não há nenhuma comprovação de que isso funciona. Marum afirma que se trata de um "preciosismo sem embasamento teórico capaz de quantificar essa economia".

Para Faggi, não há nenhum estudo que mostre que a vaporização de um combustível seja maior ou menor em função da velocidade de seu escoamento, como no caso do abastecimento do veículo pela bomba do posto.

Pereira vai além. "A velocidade da bomba de combustível dos postos não influencia na medida do volume. Os medidores de vazão de combustível que contabilizam o quanto você deve pagar geralmente ficam localizados próximos à bomba e distantes do bico dosador. A turbulência observada na ponta do dosador não é observada ao longo da tubulação. Nesta só ocorre uma mudança de velocidade do líquido dentro das linhas. Não existe a formação de bolhas ou ‘vapor’, pois nas tubulações de alimentação da bomba não deve existir a entrada de ar. A formação de vapor ou bolhas ocorre na ponta do dosador, já no caminho para o tanque. O que você paga é a quantidade de combustível que passou pela bomba."

Dica 3 - Não espere chegar à reserva

Os especialistas também dizem que essa dica não é verdadeira. "A razão de se recomendar não deixar que o tanque chegue sempre na reserva é apenas para evitar que impurezas depositadas no fundo do tanque migrem para o sistema de alimentação. O tanque e as linhas de combustível são um sistema hermeticamente fechado – todo o vapor produzido dentro do tanque, em função de temperatura e movimentação do automóvel, é encaminhado para um reservatório chamado ‘canister’. O vapor capturado pelo canister é retornado ao motor para ser queimado – não há desperdício destes volumes por menores que possam ser", afirma Pereira.

"Outra bobagem. Todos os carros, por lei, são obrigados a ter o sistema de reaproveitamento dos gases do tanque. É proibido lançar esses gases na atmosfera. Este sistema de reaproveitamento é gerenciado pelo módulo da injeção, que injeta esses vapores no momento certo. Portanto, o que está dentro do tanque, seja líquido, seja na forma de vapor, será queimado no motor", resume Marum.

Faggi reitera que essa teoria não se aplica. "Qualquer vapor gerado pelo combustível dentro do tanque do veículo será consumido pelo motor através da válvula de purga do canister."

Dica 4 - Não abasteça quando o posto está sendo reabastecido

A última dica também é rechaçada pelos três engenheiros. Marum diz que todos os combustíveis possuem impurezas que se depositam no fundo dos tanques, seja do posto, seja do tanque do carro. "Não vejo relação com economia de combustível, mas sim a preocupação em evitar colocar sujeira no tanque. De qualquer forma, não se transforme em um neurótico do combustível, afinal seu carro possui um filtro que está lá para evitar problemas com seu motor. Troque-o a cada 10.000 km que tudo ficará bem."

"Essa teoria também não tem fundamento. Tanto os veículos quanto os postos de abastecimento (considerando postos modernos e livres de adulteração) possuem filtros de combustível adequados para o tipo de impureza sólida que o combustível pode apresentar", diz Faggi.

Pereira completa: "Para evitar que possíveis impurezas cheguem ao veículo que será abastecido, filtros são utilizados no sistema para limpar e garantir que o combustível a ser vendido esteja dentro do especificado. Dependendo do design do tanque do posto, a turbulência é maior ou menor, pois alguns projetos têm ‘chicanas’ para evitar o turbilhonamento. Se toda a instalação do posto estiver de acordo com especificado e dentro das normas de montagem e segurança, esse risco não existe".

Dicas bônus

Já que a mensagem do Whatsapp se transformou em viral, Marum aproveita para sugerir que outra mais importante seja espalhada, com três dicas realmente valiosas para economizar combustível, que são:

A manutenção do carro pode representar uma variação de até 30% no consumo (velas, filtros, suspensão)
A forma de condução do veículo pode alterar o consumo em até 50%
A falta de alinhamento e pneus murchos são dez vezes mais significativos que qualquer tipo de perda por evaporação do combustível

Por Roney Domingos, G1
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