NOTÍCIA ANTERIOR
Governo abrirá conversa para atrair PP de Mauá à base aliada
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá quer acelerar edital do Transporte
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/07/2014 | Cidade
Menos da metade dos passageiros de ônibus troca bilhete eletrônico em Mauá
Menos da metade dos passageiros que utilizam bilhetagem eletrônica em Mauá trocou o Cartão DaHora pelo novo modelo, o SIM (Sistema Integrado Mauá), que passa a valer efetivamente após o dia 15 de agosto. Ainda há 75 mil modelos ativos do primeiro cartão, nas categorias Vale-Transporte, Estudante e Comum, contra 45 mil do substituto, o equivalente a 37,5% do total.

Segundo a Prefeitura, a mudança é fundamental para garantir a integração com as catracas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que começará no fim de agosto. Os passageiros que usam ônibus e trens terão desconto de R$ 0,50 por viagem, o que possibilita redução de R$ 1 por dia no deslocamento de ida e volta.

No dia 2 de junho, começaram a ser feitos os cadastros de usuários do SIM. Desde então, os créditos para o cartão DaHora não são mais vendidos. Foi dado prazo até o dia 15 de agosto para o uso das passagens remanescentes. A informação tem causado confusão entre os passageiros. Como não há transferência de saldo, por se tratar de sistemas diferentes (o DaHora é debitado em quantidade de passagens e o SIM, em valor financeiro), as pessoas estão com receio de perder créditos e, consequentemente, dinheiro.

“Trabalhei em duas empresas e tenho um DaHora para cada uma delas, totalizando 352 passagens. Não conseguirei gastar até o dia 15 de agosto. Mudar de sistema, tudo bem, desde que não toque no meu bolso”, reclamou a enfermeira Cíntia Borges da Costa, 40 anos, que reside no Jardim Zaíra e trabalha em São Paulo.

Moradora do Jardim Primavera, a auxiliar de almoxarifado Valéria de Sousa Freitas, 22, utiliza o transporte coletivo diariamente até o bairro Sertãozinho, onde trabalha. Ela também possui dois bilhetes eletrônicos, somando 629 passagens. “Soube que, após o dia 15, quem não conseguir usar os créditos deve ir ao terminal apresentar o cartão para que eles analisem se vão ressarcir o valor que sobrou.”

A Prefeitura afirmou que, considerando o fim da venda dos cartões antigos (2 de junho) até o prazo de 15 de agosto, são 75 dias para os passageiros gastarem os créditos remanescentes. O Executivo informou que os usuários que se sentirem prejudicados poderão, após a data limite, requerer o ressarcimento. Para isso, o munícipe deve ir à loja do Cartão SIM, no Terminal Central. Cada caso será avaliado individualmente.

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.