NOTÍCIA ANTERIOR
Quase 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, diz FAO
PRÓXIMA NOTÍCIA
Por crise, Espanha registra saída de 1 milhão de pessoas desde 2011
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2012 | Internacional
Menina baleada por Taleban é levada para hospital militar no Paquistão
A menina ativista Malala Yousufzai, 14, que foi baleada pelo Taleban na terça (9), foi transferida nesta quinta-feira a um hospital de Islamabad.

Yousufzai saiu do hospital regional de Peshawar, no nordeste do país, e foi levada ao Instituto de Cardiologia das Forças Armadas, em Rawalpindi, na região metropolitana da capital paquistanesa.

Segundo os médicos, a jovem permanece inconsciente e em estado grave após ser baleada na cabeça e no ombro quando saía da escola, na cidade de Mingora, no noroeste do país.

Eles aconselharam que a menina fosse transferida a outro hospital para receber melhor atendimento médico e que será enviada a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, assim que seu estado de saúde melhorar.

Apesar dos ferimentos, ela foi capaz de mexer levemente e pernas na última noite. O tio da menina, Faiz Mohammad, pediu que os paquistanses rezem por ela antes de sair do hospital.

Recompensa

As autoridades paquistanesas identificaram os atiradores responsáveis pelo ataque que feriu Yousufzai, na terça (9). O governo da Província de Khyber, onde ocorreu a ação, ofereceram uma recompensa de 10 milhões de rúpias paquistanesas (R$ 211 mil) por sua captura.

Yousufzai foi baleada quando saía da escola em que estudava no vale de Swat, no noroeste do Paquistão. Ela recebeu os disparos depois que um homem abriu fogo contra o ônibus escolar em que ia voltar para casa. Na ação, outras duas meninas foram feridas.

Segundo testemunhas, o atirador se aproximou na saída das aulas e perguntou quem era Yousufzai. Uma das crianças questionadas teria mentido e ele atirou nela e na adolescente ativista.

Yousufzai ficou famosa em 2009 quanto, aos 11 anos, começou a denunciar abusos do Taleban, como incêndios em escolas de meninas e morte de opositores no vale de Swat.

Devido ao trabalho, a jovem recebeu prêmios diversos, incluindo o Prêmio Nacional da Paz, a honraria mais elevada do governo do Paquistão.

Por Folha Online - Agência de Notícias
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.