NOTÍCIA ANTERIOR
Medicina ABC receberá 2.000 pacientes no sábado para mutirão gratuito de catarata
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo tipo de gripe suína ataca 158 pessoas em uma semana nos EUA
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/08/2012 | Saúde e Ciência
Megacampanha de vacinação atualiza caderneta de crianças
Megacampanha de vacinação atualiza caderneta de crianças Imagem Ilustrativa. Foto: medicina.ufmg.br
Imagem Ilustrativa. Foto: medicina.ufmg.br
No ABCD devem ser imunizadas 180,9 mil crianças menores de cinco anos contra 15 tipos de doenças

No próximo sábado (18/08), a secretaria estadual de Saúde começa campanha de vacinação para conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança. O alvo da campanha são 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, sendo que somente no ABCD, devem ser vacinadas 180,9 mil crianças nessa faixa etária. A campanha seguirá até o dia 24 de agosto.

Das 8h às 17h do dia 18, profissionais da saúde estarão distribuídos em cerca de 4 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado, para conferir e atualizar as cadernetas das crianças com aplicação de vacinas, caso seja necessário.

Estarão disponíveis doses contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também estará à disposição, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Para a campanha de atualização da caderneta também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 2,5 mil carros, 48 ônibus, cinco barcos e 15 outros tipos de veículos de transportes.

A campanha é destinada, prioritariamente, aos menores de cinco anos que forem levados aos postos por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

“Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas. Faremos um verdadeiro mutirão para ampliar a cobertura no Estado e mantermos erradicadas as doenças como a pólio e o sarampo, além de reforçar o controle das doenças ique podem ser prevenidas”, afirmou a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.