NOTÍCIA ANTERIOR
Em Sukhotai, turista vê Buda em pé, deitado e sentado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suíça é bela em qualquer época
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/10/2008 | Turismo
Medina de Marrakech faz turista viajar em ruelas sinuosas
A melhor maneira de conhecer Marrakech é se perder no labirinto de ruelas e passagens sinuosas de sua medina, cidade velha construída pelos muçulmanos na Idade Média.

Cercada por muralhas ocre-avermelhadas, com 19 km de extensão, a medina de Marrakech abriga quase metade da população. As muralhas que a cercam, do século 12, mudam de tonalidade de acordo com a intensidade do sol. Não perca o nascer do dia ou o pôr-do-sol perto da Bab Agnaou, uma das oito portas de entrada.

Para chegar aos souks, os mercados no interior da medina, a Bab Doukkala é a melhor opção. Por esse caminho, evita-se o assédio de falsos guias na praça Jeema-el-Fna.

Para conhecer a alma de Marrocos é preciso percorrer os souks. Sem pressa e com uma dose extra de paciência.

É em Marrakech que o artesanato é mais variado: de cerâmica a babouche, espécie de chinelo fechado de couro, passando por bijuterias e tapetes. Os artesãos expõem seus produtos em souks distintos, que ocupam as ruas ao norte e à leste da praça Jeema-el-Fna.

O souk Smata é o melhor endereço para comprar artigos de couro: bolsas, cintos e, novamente, babouches. Já o souk El-Batna vende peles de animais, de carneiro a onça. É possível encontrar bons tapetes berberes no souk Zarbia.

Arte

Se você está à procura de mais tranqüilidade, entre no souk Kimahin, onde são fabricados instrumentos de música tradicional, ou siga para o souk Chouari e admire o trabalho de marceneiros e entalhadores de madeira, que dividem espaço com artesãos que tecem cestas.

Dobrando à esquerda, está o souk Haddadine com as marteladas de seus ferreiros, e o souk Nahhasin, verdadeira caverna de Ali Babá com artigos de cobre, bronze e metal. A poucos passos da Jeema-el-Fna fica o colorido souk Smarine, o mais turístico, com pirâmides de especiarias e doces típicos.

E, para completar a rota dos souks, visite o curtume de Marrakech, onde fios de lãs e seda são tingidos para a confecção de tapetes. Esse pequeno souk foi vítima das técnicas industriais e dos corantes químicos, mas ainda faz a alegria dos turistas.

Por Letícia Fonseca-Sourander - Folha de São Paulo, em Marrocos
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7096 dias no ar.