NOTÍCIA ANTERIOR
Ganhador da Mega-Sena causa curiosidade em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
José Roberto Silva deixa Secretaria de Finanças de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2013 | Cidade
Médicos cubanos começam atender população de Mauá
Médicos cubanos começam atender população de Mauá Na UBS Zaíra 1, o médico Norberto Rosello Palma fez a sua primeira visita acompanhado de toda a equipe de saúde da família. Foto: Divulgação/Evandro Oliveira
Na UBS Zaíra 1, o médico Norberto Rosello Palma fez a sua primeira visita acompanhado de toda a equipe de saúde da família. Foto: Divulgação/Evandro Oliveira
Moradores aprovam o atendimento atencioso dos novos profissionais

Depois de passarem por processo de integração com as equipes em que atuarão e receberem informações sobre a estrutura de saúde da cidade, os médicos cubanos selecionados pelo programa federal Mais Médicos para o município de Mauá iniciaram, nesta quinta-feira (07/11) atendimento efetivo da população.

Inicialmente, os seis profissionais estrangeiros, se dedicarão as visitas domiciliares e atividades em grupo com as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família). Isto possibilitará maior interação com a comunidade que atenderão.

Na UBS Zaíra 1, o médico Norberto Rosello Palma fez a primeira visita acompanhado de toda a equipe da ESF. O casal Pedro de Barros, 90 anos, e Judite Miguel Barros, 88 anos, é acompanhado por conta de hipertensão. Após ouvir os relatos sobre a situação de saúde de cada um, o médico orientou o casal de idosos com referência a alimentação e passou instruções que ajudarão a controlar a pressão arterial. “É preciso um regime alimentar que inclua mel, legumes, vegetais e frutas,” informou Norberto, falando pausadamente para se fazer entender.

“Temos que agradecer a Deus por este médico que atende com capricho e gosto pelo que faz, dando a receita e conversando pra gente evitar a doença,” afirmou Pedro de Barros. O doutor Norberto, que além de médico da família é especialista em medicina desportiva, ainda assegurou que as patologias são iguais em todo mundo. “Os médicos cubanos estão qualificados para tratar em qualquer lugar do mundo”, assegurou.

Curiosidade - A presença de médicos estrangeiros despertou curiosidade entre os frequentadores das unidades. A moradora do Jardim Zaíra Elza Santana, 60 anos, disse que falta médico no Brasil é muito bom que venha de fora. “Nós precisamos é do atendimento”, ressaltou. Já dona Judite Barros, após a visita do médico cubano assegurou que precisa é de um bom atendimento. “Eu preciso é do médico que me atenda bem, seja atencioso e paciente como ele foi. Pra mim não importa de onde vem”, comentou.

A médica brasileira Suzana Campos Robortella, que integra o quadro da UBS Zaíra 1, se mostrou contente com a presença dos profissionais estrangeiros na rede municipal. “Primeiro porque ter mais médicos é fundamental e muito bom, quando são tão qualificados como os profissionais de Cuba, que demonstram disponibilidade para atender e auxiliar esta comunidade, carente de um atendimento mais amplo,” afirmou.

As unidades que passaram a ter atendimento de médicos cubanos são Zaíra 1, Zaíra 3, Feital e Parque das Américas.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.