NOTÍCIA ANTERIOR
Primeira fase do Exame da OAB será neste domingo com 118 mil inscritos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Unifesp registra abstenção de 17% no 1º dia de prova
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/12/2012 | Educação
Medicina ABC termina 2012 com dois novos ''Titulares''
Expoentes da Cardiologia e Dermatologia assumem disciplinas para comandar trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e assistência

Cargo máximo na hierarquia das disciplinas do curso de Medicina, a função de professor Titular ganhou dois novos membros neste final de ano. Em 4 de dezembro, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas foi aprovado em processo seletivo para professor Titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC. Já no dia 6 foi a vez do Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho conquistar o mérito para a cadeira de Dermatologia.

Responsável pela coordenação de todas as ações da disciplina, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência, o professor Titular deve ter perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área em que atua. Para concorrer ao cargo é necessária elaboração de currículo lattes e de memorial – espécie de biografia focada nas experiências acadêmicas. No dia do concurso, o candidato apresenta aula em nível de graduação, pela qual é avaliado em relação à didática, postura, domínio do tema, uso de exemplos práticos, conexão do assunto com a experiência profissional, entre outros critérios.

Terminada a explanação, o candidato passa por arguição durante aproximadamente 3 horas. Cinco membros de banca examinadora fazem considerações sobre o currículo/memorial e perguntas a respeito da aula. Os jurados se reúnem, emitem os pareceres, calculam a média geral e o resultado é apresentado em seguida. A avaliação didática corresponde a 30% da nota, enquanto a análise e a arguição do currículo lattes e do memorial equivalem aos 70% restantes. “Acredito que a grande missão do Titular é auxiliar no crescimento de outros professores e alunos, da disciplina, do curso e da própria instituição. Ele deve identificar potencialidades individualmente e incentivar o que cada um tem de melhor”, considera a coordenadora do curso de Medicina e professora Titular de Hebiatria desde 2010, Dra. Ligia de Fátima Nóbrega Reato.

A organização dos concursos para professores Titulares e professores Livre-Docentes, entre outros cargos, é feita pelo Setor de Apoio aos Departamentos, sob responsabilidade das colaboradoras Glicéria de Melo Paulon e Ivone de Paiva Alves.

Destaques acadêmicos: Professor Adjunto de Dermatologia e Regente da cadeira desde 2002, Dr. Carlos D´Apparecida Santos Machado Filho é um dos poucos dermatologistas brasileiros com experiência em transplante de pele para pacientes com vitiligo – doença que estuda há mais de 25 anos. Considerado um dos principais especialistas na área, o professor da Faculdade de Medicina do ABC traz no currículo mais de 500 casos de pacientes transplantados com sucesso.

Dr. Machado – como é conhecido pelo campus universitário – é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1974), com Mestrado (1986) e Doutorado (2000) pela Escola Paulista de Medicina. Em 2010 foi aprovado em concurso para Livre-Docente da FMABC, onde atualmente também é chefe do setor de Cirurgia Dermatológica e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Paulista de Pesquisa e Avaliação Dermatocosmética (CEPAD).

Já o ex-aluno da 4ª turma da FMABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, também tornou-se expoente em sua área de atuação, a Cardiologia. Em março deste ano recebeu em Chicago (EUA) um dos mais importantes prêmios da especialidade, o International Service Award (Prêmio de Serviço em Âmbito Internacional), da American College of Cardiology (ACC). A distinção é concedida anualmente a apenas uma personalidade em cada subespecialidade da cardiologia pela relevância dos serviços prestados à medicina e à ciência cardiovascular e que resultam em melhoria nos tratamentos. Dr. Antonio Chagas é reconhecido por pesquisas em aterosclerose e pelo esforço em estabelecer intercâmbio mais estreito entre a cardiologia brasileira e a mundial.

Professor de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Antonio Chagas formou-se em 1977 na FMABC, fez Doutorado (1992) e Livre-Docência (1996) pela FMUSP e tem pós-graduação no Cardiovascular Research Institute da Universidade da Califórnia, nos EUA. Presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (2001-2003) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2008-2009), sendo atualmente Governador do Capítulo Brasileiro do American College of Cardiology e membro do Intenational Council do American College of Cardiology.

Os dois postos de professor Titular ficaram vagos após aposentadoria dos doutores Luiz Henrique Camargo Paschoal, na Dermatologia desde 1980, e Celso Ferreira, que assumiu a Cardiologia em 1988. Para fevereiro de 2013 está previsto concurso para Titular de Ortopedia e Traumatologia.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.