NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André vai reformar 17 unidades de Saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Megacampanha de vacinação atualiza caderneta de crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2012 | Saúde e Ciência
Medicina ABC receberá 2.000 pacientes no sábado para mutirão gratuito de catarata
Pré-agendados pelos municípios de São Bernardo, Diadema e Santo André, pacientes farão todos os exames e sairão com cirurgia agendada

Cerca de 100 profissionais da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC estarão mobilizados neste sábado (11 de agosto) em mutirão gratuito para diagnóstico de catarata. Foram agendados 2.000 pacientes – todos com mais de 50 anos – pelas secretarias de Saúde de São Bernardo, Diadema e Santo André e todos os casos de doença confirmada sairão com data da cirurgia agendada. A ação começa às 8h e a previsão é de que os atendimentos ocorram até 17h.

O megamutirão ocorrerá no próprio campus universitário em Santo André, no prédio do Instituto de Olhos da FMABC. Além do atendimento clínico, todos os exames necessários para avaliação estarão à disposição da população, entre os quais o de acuidade visual, biomicroscopia, tonometria, ceratometria e biometria. Os pacientes com diagnóstico de catarata confirmado retornarão à Medicina ABC em 13 de agosto para exames pré-cirúrgicos de eletrocardiograma e de sangue.

Segundo o professor Titular de Oftalmologia da FMABC, Dr. José Ricardo Rehder, o mutirão servirá para reduzir a demanda pelo diagnóstico de cirurgia de catarata no Grande ABC e melhorar a qualidade de vida da população. “A cirurgia de catarata permite que o doente volte a enxergar, o que impacta diretamente na qualidade de vida desse paciente. Pretendemos diagnosticar a doença e oferecer tratamento adequado a essas pessoas. A população do Grande ABC será extremamente beneficiada por essa parceira entre FMABC e São Bernardo, Diadema e Santo André. Certamente conseguimos contribuir para a melhora da visão das pessoas da região”, acrescenta Dr. José Ricardo.

Lesão nos olhos: A catarata é classificada entre as principais doenças causadoras de cegueira no mundo. A principal causa é o envelhecimento, atingindo geralmente pessoas com mais de 50 anos. Trata-se de lesão ocular que deixa opaco o cristalino – lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que raios de luz atravessem e alcancem a retina para formar a imagem.

No início da lesão, a visão fica embaçada. Com a evolução do quadro, passa-se a enxergar apenas vultos. O único tratamento para catarata é a cirurgia, que é rápida e feita sob anestesia local. Consiste em substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Outras causas que podem desencadear catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios – especialmente os que contêm corticóides –, inflamações intraoculares e traumas como batidas fortes na região dos olhos.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6189 dias no ar.