NOTÍCIA ANTERIOR
Banda larga popular da Telefônica é mais veloz que a da Net
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atualização do Google coloca multitouch no celular Nexus One
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/02/2010 | Tecnologia
Medicina ABC lança atendimento por telessaúde
A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC inicia neste mês de fevereiro trabalho de suporte para que médicos da rede pública de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) obtenham diagnósticos mais detalhados em casos de doenças complexas. Por meio de computadores, profissionais dos municípios receberão consultoria a distância de professores titulares da FMABC em diversas especialidades. Convênio com o Projeto Telessaúde Brasil – Núcleo São Paulo (cujo núcleo regional é a Faculdade de Medicina do ABC) prevê o envio em até 72 horas, ao médico interessado, do que se chama “Segunda Opinião Formativa”. As experiências até agora eram restritas ao Núcleo São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

“O serviço ajudará diretamente os pacientes, que não precisarão se deslocar até outros especialistas e terão seus quadros analisados em menor tempo. Também o profissional da UBS poderá prestar serviço mais qualificado, pois contará com apoio de opiniões de outros colegas. Basta colocar o prontuário, fotos e até os exames do paciente na rede e aguardar um parecer em até 72 horas”, descreve a professora Dra. Lourdes Conceição Martins, coordenadora do Núcleo de Telemedicina/Telessaúde da FMABC. O professor titular de Cardiologia da Medicina ABC, Prof. Dr. Celso Ferreira, ficará responsável pela “Segunda Opinião Formativa”. Todo o processo é feito por meio de senhas, para preservar sigilo absoluto sobre os pacientes.

Pelo menos 12 professores da FMABC passaram por treinamentos dias 18 e 20 de janeiro último. Agentes de mais de 50 UBSs da região receberão orientações no próximo dia 3 de fevereiro na própria FMABC, a partir das 9h. A expectativa é implantar o projeto nas Unidades Básicas de Saúde a partir do dia 8, com treinamento em massa das equipes que aderiram ao programa.

Pela parceria com a Disciplina de Telemedicina - Núcleo São Paulo da FMUSP, a Medicina ABC recebeu dois computadores e três notebooks para instalar na rede básica de saúde onde tem alunos prestando assistência. Outros cinco notebooks foram doados pelo Pró-Saúde, programa também do Ministério da Saúde conveniado com a FMABC e que enfatiza no currículo escolar a formação do profissional humanista com ênfase na atenção básica em saúde. Nas demais UBSs a FMABC ajudará com instalação de softwares. Todo treinamento do Telessaúde é voltado às unidades que trabalham com o Programa Saúde da Família, pois é nessa instância que o governo federal acredita poder prevenir doenças, disseminar orientações sobre qualidade de vida e resolver 80% das demandas em saúde, reduzindo custos com hospitalizações e remédios.

A primeira teleconferência da FMABC ocorreu em agosto de 2008, quando médicos e residentes da Disciplina de Cardiologia participaram de discussão de casos em tempo real com profissionais da UFMA e da UFBA.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.