NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Mário Covas recebe Secretário Estadual de Saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pesquisa testa tratamento de esclerose com células-tronco
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2011 | Saúde e Ciência
Medicina ABC integra ação do Projeto Rondon em Itapeva
Quase 20 estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizaram este mês operação do Projeto Rondon no município de Itapeva, a 270 km da Capital paulista. Instalados na Escola Municipal João Gilberto de Almeida Corrêa, na zona rural, os acadêmicos percorreram onze bairros do Distrito da Areia Branca durante 7 dias – de 9 a 16 de julho. Acompanhados por docentes das instituições envolvidas, os estudantes realizaram a chamada visita precursora, cujo objetivo foi fazer diagnóstico completo da região de atuação. O trabalho incluiu entrevistas com moradores, que responderam a questionário sobre hábitos de alimentação, higiene, moradia, lazer e bem-estar, entre outros.

Os dados coletados serão analisados nos próximos meses e servirão como base para criação de projeto específico. A ideia é capacitar organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e do desenvolvimento local e sustentável, bem como habilitar multiplicadores regionais para a atuação em ações voltadas à administração pública, com elaboração de atividades em áreas como saúde, saneamento básico e meio ambiente.

A previsão é de que a equipe retorne a Itapeva em janeiro de 2012 para implantar ações de melhoria e iniciar as capacitações. “Aproveitamos o período de férias para desenvolver esse trabalho voluntário. O Rondon nos possibilita conhecer novas culturas e realidades. Nós ensinamos, mas com certeza aprendemos muito mais”, afirma o estudante Webster de Oliveira, que juntamente com demais alunos da FMABC foi acompanhado pela psicóloga e professora do curso de Medicina, Roberta Cristina Boaretto.

Também em julho, a FMABC integrou operações do Rondon em Goiás, Minas Gerais e em São Paulo, com blitz de orientação e prevenção durante a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Ação metropolitana: A Comissão de Extensão Universitária da FMABC realizou em junho a primeira operação local em parceria com o Projeto Rondon, cujo objetivo é desenvolver atividades de promoção à saúde em curto prazo na região metropolitana de São Paulo. No dia 11, o Ministério Público Federal e a Rede Social Bela Vista, em parceria com instituições como a Regional São Paulo do Projeto Rondon, realizaram o 2° Mutirão da Cidadania na Bela Vista, na Capital. A ação ocorreu na Escola Estadual Maria José e focou atendimento em moradores dessa região, buscando oferecer inclusão social, assistência médica e jurídica.

A Faculdade de Medicina do ABC participou com 8 estudantes divididos entre os cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, coordenados pelas docentes Silmara Conchão e Fernanda Castilho Leite. “Destacamos a promoção da saúde e cidadania, esclarecendo temas como DST/AIDS, Tuberculose, uso abusivo de álcool e outras drogas, conscientização sobre redução de danos e informações sobre locais para realização de exames e tratamentos relacionados”, explica a professora Silmara Conchão.

Entre as estratégias utilizadas estiveram abordagens coletivas e individuais, realizadas tanto na rua como dentro da escola. A iniciativa possibilitou ainda intercâmbio com representantes de 18 países africanos e europeus que visitaram o mutirão. “O mutirão promoveu integração social e participação voluntária dos estudantes, além de garantir rica experiência para a nova geração de rondonistas e futuros profissionais da saúde”, completa a Fernanda Castilho Leite.

Projeto Rondon: Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma iniciativa de integração social que envolve participação voluntária de estudantes universitários em ações de desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população. A iniciativa surgiu na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1966 e foi extinta em 1989 no governo José Sarney. A partir de 1990, os rondonistas criaram a entidade Projeto Rondon - Associação Nacional dos Rondonistas – uma associação civil de direito privado (OSCIP) sem fins lucrativos. A iniciativa fortificou-se em 2005 por meio de parceria com o Ministério da Educação em colaboração com demais Ministérios e apoio das Forças Armadas, que proporcionam suporte logístico e segurança necessária às operações.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.