NOTÍCIA ANTERIOR
Só dieta à base de vegetais reverte doenças cardíacas
PRÓXIMA NOTÍCIA
AME-Poupatempo da Saúde dá início às cirurgias
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2011 | Saúde e Ciência
Medicina ABC faz campanha por um trânsito mais seguro
Pelo menos 1,3 milhão de pessoas morrem todo ano no mundo por trauma de trânsito, que já representa a primeira causa de perda de vida entre jovens de 15 a 29 anos. Se nada for feito, acidentes ao volante serão a principal causa de vítimas fatais em 2030, com 2,4 milhões de óbitos anuais. E quem sobrevive, geralmente carrega lesões irreversíveis.

É com esses alertas que cerca de 50 alunos da Faculdade de Medicina do ABC, coordenados por professores e membros da Liga de Ortopedia e Traumatologia da instituição, se mobilizarão em campanha dia 30 de setembro próximo para conscientizar motoristas e pedestres do Grande ABC sobre o alarmante cenário. A iniciativa integra ação em âmbito nacional realizada pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) em apoio à campanha internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a década 2011-2020.

Além de atenção aos limites de velocidade, cuidados simples como não utilizar o celular ao volante, não beber antes de dirigir, usar cinto de segurança e cadeirinhas infantis no banco de trás reduzem drasticamente os acidentes. “Infelizmente várias imprudências têm aumentado o número de fatalidades. Veja o caso de três acidentes em poucas semanas em São Paulo envolvendo jovens em alta velocidade que mataram pedestres em plena calçada” – comenta o professor de Ortopedia e Traumatologia da FMABC, Edison Fujiki, que quer começar a conscientização a partir dos futuros médicos.

Os alunos da Medicina ABC se postarão das 11h30 às 13h30 na Praça Ives Ota, na rotatória em frente ao Shopping ABC, em Santo André, para divulgar a campanha com faixas e abordagens aos motoristas e pedestres. Todos receberão um panfleto da SBOT sobre a “Década de Ações Para Um Trânsito Seguro” e conhecerão dicas como, por exemplo, cada redução de 5 km/h na velocidade média representa diminuição de 30% nos traumas fatais. As cadeirinhas reduzem em 70% os óbitos em crianças e 80% em bebês. O uso de capacete pelos motociclistas reduz em até 40% o risco de morte e em 70% as lesões traumáticas de maior gravidade.

Serviço – Campanha FMABC-SBOT “Década de Ações Para Um Trânsito Seguro”, dia 30 de setembro, sexta-feira, das 11h30 às 13h30, Praça Ives Ota, Santo André.

Por Informações à Imprensa - Malu Marcoccia (Fundação do ABC-Faculdade de Medicina do ABC)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.