NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá disponibiliza área de 160 mil m² para construção de Pólo Tecnológico
PRÓXIMA NOTÍCIA
De olho no setor de defesa, Inbra investe US$ 15 mi em São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/04/2011 | Cidade
Medicina ABC expõe móveis adaptados em PVC na 10ª Reatech
A Faculdade de Medicina do ABC levará seu serviço pioneiro em São Paulo, a Adapto--Mobiliários Adaptados em PVC, à Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2011. Trata-se da primeira oficina, no Estado, de móveis feitos em PVC para facilitar a acessibilidade e a reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras. Cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares são montados a partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos em PVC, cujo baixo custo permite o acesso às famílias de baixa renda.

A Adapto foi inaugurada em novembro de 2010 no campus da FMABC em Santo André e tem suporte de alunos do curso de Terapia Ocupacional. Sua finalidade é dar assistência a usuários do Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina e demais pacientes encaminhados pelas sete cidades que integram o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, um dos apoiadores do projeto por meio de sua Agência de Desenvolvimento Econômico. Outros parceiros são o Instituto do PVC e a Solvay-Indupa, que se comprometeram a fornecer matéria-prima, o que torna o projeto 100% gratuito à população.

Os mobiliários são fabricados de acordo com necessidades específicas de cada paciente e ajustados ao seu crescimento. A intenção é que, quando não mais necessário, o móvel seja adaptado para outra pessoa com necessidade diferente, o que torna o projeto sustentável. Além de maior higiene pela facilidade da limpeza, o móvel em PVC é de fácil manuseio e também traz entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação conforme o crescimento do paciente e excelentes resultados terapêuticos. Dependendo da configuração, o custo equivale a apenas 10% de um móvel tradicional em madeira. Familiares de pacientes podem ser treinados para confeccionar o mobiliário.

Início no MS: O projeto Adapto teve início em 2006 na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). A partir da terapeuta ocupacional Grace Gasparini, passou a desenvolver mobiliários adaptados em PVC em substituição a equipamentos tradicionais em madeira – normalmente de alto custo e muitas vezes importados. Em 2007, com a parceria do Instituto do PVC e a Associação Catarinense de Ensino (ACE), o projeto chegou a Joinville na forma de um workshop. Hoje há uma oficina na ACE, onde são confeccionados mais de 20 modelos desenvolvidos entre cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares. Em 2007 houve os primeiros contatos com a Faculdade de Medicina do ABC, que finalizou as negociações e treinou a equipe em 2010.

Reatech 2011: Essa experiência será levada pela primeira vez à Reatech, considerada um dos maiores eventos do mundo em produtos e soluções para pessoas com necessidades especiais. Neste ano a Reatech chega à 10ª edição com cerca de 250 expositores e expectativa de receber 45 mil visitantes no Centro de Exposições Imigrantes, no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, na Capital.

A exposição ocorre entre 14 e 17 de abril próximo, com entrada gratuita. Entre os expositores haverá associações de serviços como Apae, Avape, de ortopedia técnica, esclerose lateral e de equoterapia, além de revendedores de produtos auditivos, próteses, oftamológicos e de veículos adaptados. A mostra também programa eventos simultâneos com palestras, vivências e fóruns de atualidades sobre terapias, legislação e novas tecnologias para pessoas com deficiências. Mais informações no www.reatech.tmp.br.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.