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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2011 | Educação
Medicina ABC atinge nota máxima 5 no Enade
A Faculdade de Medicina do ABC acaba de juntar-se às instituições top de linha no ensino superior do País, obtendo a nota máxima 5 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas. A pontuação dessas graduações desde o início do exame, em 2004, situava-se em 4, também um indicador de excelência levando-se em conta a escala referenciada de 1 a 5. Mudanças no currículo, acompanhamento estreito da performance dos alunos em sala de aula, apoio pedagógico com reforço escolar, dinâmicas práticas da profissão e comprometimento de professores e acadêmicos são os motivos que justificam o resultado positivo.

“Procuramos oferecer o máximo de suporte ao aluno. Introduzimos avaliações como Teste do Progresso, OSCE (simulados de atendimento em saúde) e curso de revisão para o internato, que é uma espécie de educação continuada, entre outros. Também os professores se conscientizaram sobre o envolvimento em uma boa formação do estudante que fica conosco 6 anos”, cita a coordenadora-geral da Graduação e do curso de Medicina, Dra. Ligia Fátima de Nóbrega Reato.

Nas Ciências Farmacêuticas, o coordenador Dr. Marcelo Guimarães também atribui a boa colheita no Enade ao preparo exaustivo do aluno nos 5 anos de curso. Aponta que, além da carga teórica em sala de aula, o aprendizado é vivenciado em período praticamente integral com a realização de estágios. “Temos convênios com grandes laboratórios, hospitais, farmácias e empresas químicas, o que possibilita um cenário amplo de conhecimento”, afirma.

Pelo menos 95% dos professores de Ciências Farmacêuticas atuam desde a implantação do curso, em 2001, e boa parte se dedica a exercícios extra-classe com alunos, “uma demonstração de amor e compromisso com a escola”, reforça Dr. Marcelo. A Ciências Farmacêuticas da FMABC já havia obtido nota 5 em um dos quesitos do Enade de 2007, o IDD (Indicador de Diferença de Desempenho), que mostra o conhecimento agregado na comparação entre alunos concluintes e ingressantes. “O 5 máximo de agora mostra a seriedade como vínhamos nos estruturando para chegar ao topo” – cita Marcelo Guimarães, agradecendo o trabalho empreendido pela coordenadora anterior, Prof. Dra. Registila Beltrame. No Enade de 2004 a Ciências Farmacêuticas ficou em 3º lugar no Estado e em 2007, em 2º.

Núcleos de apoio: Formar os melhores cérebros no País exige percorrer caminhos árduos. No curso de Medicina, pelo menos desde 2008 são introduzidas mudanças que reforçam a performance não só do aluno, como do próprio professor. Um ano antes, a FMABC foi a primeira faculdade particular brasileira a aderir ao Pró-Saúde, programa federal que enfatiza a formação de profissionais para atuar na atenção básica em saúde e sob o conceito de humanização. Aproveitando a necessidade de reformular a grade, o curso de Medicina sintonizou seu projeto mais estreitamente com as diretrizes curriculares do MEC (Ministério da Educação). Além de seguir à risca exigências como 60% dos professores com titulação e 20% em dedicação integral, criou várias instâncias de apoio.

Como exemplos estão o NDE (Núcleo Docente Estruturante), grupo de professores que acompanha semanalmente o processo de concepção, consolidação e atualização do projeto pedagógico, o NuBem (Núcleo do Bem-Estar do Estudante) pelo qual o aluno recebe apoio psicológico e pedagógico, o Núcleo de Nivelamento, de reforço escolar, e a CADD (Comissão de Apoio Docente-Discente), para avaliação da escola como instituição e nas relações professor-aluno.

O ranking 2011 do Enade baseia-se no exame feito em 2010 por alunos do primeiro e último anos dos cursos avaliados. O exame é um dos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem como objetivo acompanhar a aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação a conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso, suas habilidades para exigências da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão.

Além do Enade, o Sinaes prevê auto-avaliação da instituição, avaliações externas gerais e avaliação específica dos cursos de graduação. As provas do Enade são constituídas por questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões são discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Terapia Ocupacional estrelada: Outro curso da FMABC comemora boa performance. O Guia do Estudante, revista referência para quem presta vestibular, acaba de conceder 3 Estrelas à graduação de Terapia Ocupacional. O guia faz anualmente avaliação das Instituições de Ensino Superior e elabora ranking das melhores escolas do país, estrelando-as de acordo com infra-estrutura, titulação do corpo docente, proposta pedagógica, entre outros. Os cursos podem receber até cinco estrelas pelo guia. A distinção da TO em 2011 é significativa, pois tem apenas 6 anos na FMABC.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação FUABC-FMABC
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