NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 30 escolas do ABCD vão perder o período noturno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasil cai três posições em índice de proficiência em inglês e sai do top 40
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/11/2015 | Educação
MEC anuncia novos cursos de Medicina na Região neste mês
MEC anuncia novos cursos de Medicina na Região neste mês Após aprovação, previsão para funcionamento dos cursos de Medicina em S. Bernardo e Mauá varia de três a 18 meses. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Após aprovação, previsão para funcionamento dos cursos de Medicina em S. Bernardo e Mauá varia de três a 18 meses. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Lista de instituições com aval para criação de cursos superiores será divulgada em novembro

A lista com as instituições particulares de ensino superior que terão aval para criação de cursos de Medicina pelo programa Mais Médicos, do governo federal, será conhecida neste mês. O resultado estava previsto para outubro, mas foi adiado pela Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), do Ministério da Educação. São Bernardo e Mauá estão entre os 36 municípios brasileiros que obtiveram, em julho deste ano, autorização para a abertura das graduações.

As cidades receberam propostas de diversas instituições de ensino, entre elas a Uninove (Universidade Nove de Julho), selecionada por ambos os municípios do ABCD. A escolha precisa ser validada pela União. Assim que a decisão for publicada, a previsão para funcionamento dos cursos varia de três a 18 meses.

A abertura das novas graduações integra o plano de estratégia do Programa Mais Médicos, que visa a expansão do ensino médico em regiões prioritárias do Brasil. Serão 2.290 novas vagas em cursos de Medicina em todo o País, incluindo 100 em São Bernardo e 50 em Mauá. As cidades foram selecionadas com base em critérios como proporção de vagas e médicos por habitante, tamanho da população atendida e distância de outro curso de Medicina.

APRIMORAMENTO

“Estamos aguardando o pronunciamento do MEC sobre essa questão. Estamos preparados para receber esse segundo curso de Medicina”, garantiu a secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, referindo-se à primeira graduação da cidade, que teve início neste ano pela FAM (Faculdade das Américas).

A titular da pasta de Saúde destaca ainda os ganhos da ampliação dos cursos de Medicina para a Região. “Os reflexos positivos serão sentidos a médio prazo, e um deles será fixar médicos nos serviços de saúde de São Bernardo e de todo o ABCD.”

Para o prefeito de Mauá, Donisete Braga, a nova graduação poderá impactar não somente na área de saúde, como também na geração de empregos.

“Enquanto aguardamos as definições, iniciamos estudos sobre o impacto da chegada de residentes e outros estudantes na rede municipal de saúde. Consideramos que isso irá colaborar na melhora do atendimento à população”, avaliou o prefeito. Na Região, além da FAM, o curso é oferecidos desde 1969 pela Faculdade Medicina do ABC, em Santo André, e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.