NOTÍCIA ANTERIOR
SUS auxiliará tratamento de doenças neurológicas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Má alimentação na gravidez causaria diabetes em bebês, diz pesquisa
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2012 | Saúde e Ciência
Maus-tratos na infância podem provocar doenças, diz estudo
Uma pesquisa realizada por cientistas de Genebra descobriu que os maus-tratos na infância são capazes de modificar genes que controlam o estresse na vida adulta e levar ao desenvolvimento de doenças.

Do estudo, participaram 101 adultos, todos vítimas de transtorno de personalidade limítrofe, também conhecido como "borderline".

A equipe de pesquisadores observou uma porcentagem significativamente superior de modificação genética no DNA de indivíduos que sofreram maus-tratos, abuso físico, sexual, emocional ou carência afetiva em relação aos que não sofreram tais situações.

As conclusões, publicadas na revista especializada "Translational Psychiatry", apontam que o estresse gerado por abusos provoca uma modificação epigenética do gene receptor de glucocorticóide que atua sobre o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

Este eixo regula o controle de estricção, segundo os membros da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra e dos Hospitais Universitários de Genebra. E, quando ele é alterado, pode perturbar a gestão do estresse na idade adulta e causar psicopatologias.

Os pesquisadores ressaltaram que, se os voluntários tivessem sofrido o impacto de outros traumas violentos, como uma catástrofe natural ou um acidente aéreo, os resultados seriam semelhantes.

Por Folha Online - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.