NOTÍCIA ANTERIOR
Ryder implementa lavagem ecológica em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Site da prefeitura de Mauá recebe melhor classificação da região
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/07/2008 | Cidade
Mauá vai permitir propaganda eleitoral nos gabinetes dos vereadores
Os vereadores de Mauá que tentarão um novo mandato já começam a campanha com uma vantagem em relação aos demais candidatos: poderão fazer propaganda eleitoral dentro do gabinete.

É o que prevê o projeto de resolução nº 08/08, da mesa diretora da Câmara, de 17 de junho. Dessa forma, o parlamentar pode transformar, durante quatro meses, um espaço público em um minicomitê sem ser incomodado. Isso sem levar em conta o fato de que poderá usar todo o aparato do gabinete - como telefone, computador e fax - para divulgar seu nome e número junto ao eleitorado, a custo zero.

O Legislativo de Mauá se baseou no parágrafo 3º do artigo 37 da lei federal nº 9.504 (conhecida como lei eleitoral), de 30 de setembro de 1997, que diz que a proibição da propaganda eleitoral dentro da Câmara fica a cargo da mesa diretora.

Familiares - A resolução municipal também não proíbe a divulgação de candidaturas de familiares de vereadores que não tentarão outro mandato. Em Mauá estão nesta situação Diniz Lopes (PSDB), candidato a prefeito, cuja filha Bruna Lopes (PSDB) disputará cadeira; Carlos Alberto Polisel (PSDB), candidato a vice de Diniz, que tentará eleger o irmão Sidnei Polisel (PSDB); Lourival Lolô Rodrigues Fargiani (PDT), que optou por lançar a mulher, Cida Fargiani (PDT), e Cássia Rubinelli (PSB), que abriu mão da vaga em favor do marido, Wagner Rubinelli (PPS).

Indagado, o presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB) - candidato à reeleição -, defendeu a medida. "Isso já existia desde outras eleições. E o vereador, que foi eleito em 2004, conquistou este espaço. O gabinete é o habitat do parlamentar", disse o socialista. Depois, recuou e afirmou que poderá revogar a resolução. "Se ela realmente pode dar essa conotação de favorecimento, irei propor a revogação logo após o fim do recesso (em agosto)", avisou. Enquanto isso, fica valendo a resolução.

Especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo Diário disseram ser "prudente" a decisão de Betão de rever a decisão da mesa.

O suplente e ex-vereador Luiz Grigio (PSB) avaliou como "injusta" a medida da Câmara. "Se o Betão realmente revogar, estará fazendo justiça." Diniz garantiu não se importar com a futura proibição. "Apoio essa iniciativa. Não dá para usar a máquina durante a campanha."

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.