NOTÍCIA ANTERIOR
Crianças tem atração especial no Mauá Plaza Shopping
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rogério Santana deve retornar nesta terça à Câmara de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/10/2015 | Cidade
Mauá vai fazer restauração da histórica Casa dos Autonomistas
Mauá vai fazer restauração da histórica Casa dos Autonomistas Alex Santos e Helton Ribeiro destacam papel da Casa dos Autonomistas: 'Tudo que existe na cidade foi planejado aqui'. Foto: Andris Bovo
Alex Santos e Helton Ribeiro destacam papel da Casa dos Autonomistas: 'Tudo que existe na cidade foi planejado aqui'. Foto: Andris Bovo
Local onde se discutiu a emancipação do município, concretizada em 1953, vai se transformar em Casa da Memória

Velha e abandonada, a Casa dos Autonomistas de Mauá não passa de um prédio deteriorado no Centro da cidade. No máximo, incomoda o olhar de quem passa pela calçada e não sabe da história. Dentro daquela construção foram criados os ideais que permitiram a emancipação, o fim do elo com Santo André.

Feita a autonomia, em 22 de novembro de 1953, os cômodos foram esquecidos. Porém, para 2016 a Prefeitura pretende dar vida ao local. Com empenho de R$ 300 mil, a sede dos emancipacionistas será transformada em Casa da Memória.

Nos idos da década de 1950, um grupo de moradores criou a Sociedade Amigos de Mauá, sociedade civil que queria o desligamento de Santo André e a formação de um novo município. O endereço dos encontros desse grupo acontecia na casa adjacente à então praça Senador Fláquer – atual 22 de Novembro. Para dar voz ao pedido de emancipação, o jornal Folha de Mauá foi criado e também usava as dependências da residência como redação. “A Casa dos Autonomistas é onde toda a cidade começou. Além de ficar no Centro da cidade, é um símbolo da nossa história”, comentou o memorialista e diretor do site Mauá Memória, Alex Santos, conhecido como Alê.

Santos relembra que a promessa de restaurar o casarão foi feita em 2013, durante o Congresso de História do ABCD. “Reforcei a ideia de recuperar a casa, mas até hoje está abandonada e se deteriorando. É triste isso”, criticou.
REFORMA

Pelos projetos da Prefeitura, no próximo ano a Casa dos Autonomistas vai passar por restauração completa, respeitando a arquitetura do período em que foi erguida. “A reforma já consta no próximo orçamento da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e está programada para ter início em 2016. Já existe um projeto conceitual do que será a próxima Casa da Memória, que irá funcionar com base em três eixos: história, memória e imaginário”, informou a Prefeitura.

Projeto inclui realização de exposições

A ideia da Prefeitura é também garantir que o local ofereça fotos e exposições históricas sobre a cidade. “A Casa irá abrigar exposições e no local também irá fazer registros em audiovisual e áudio com depoimentos que estejam inseridos nos três eixos citados acima”, informou a Prefeitura.

O único problema é que, enquanto as obras não acontecem, o tempo e as depredações fazem da velha casa um tábua de tiro ao alvo. “Vejo as pessoas passando em frente à Casa e muitas nem sabem que tudo que existe na cidade foi planejado aqui”, lamentou Helton Ribeiro, que ajuda a manter o site Mauá Memória.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.