NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá rompe contrato de merenda escolar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Diniz promete novo terminal e unidade do Poupatempo
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2008 | Cidade
Mauá vai debater construção de centro de convenções
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Mauá fará audiência pública, no dia 14 de agosto, às 15h, na Câmara Municipal, para detalhar o plano de construção de um Centro de Convenções e Exposições no bairro industrial de Sertãozinho.

A intenção da Prefeitura é fazer uma PPP (Parceria Público-Privada), ou seja, atrair uma empresa investidora para montar o empreendimento em área que seria cedida pela administração municipal - um terreno de 98 mil m², próximo ao futuro Trecho Sul do Rodoanel.

É o primeiro passo, mas a implantação desse complexo ainda não é certa. O processo para tirar o projeto do papel deve ser longo e provavelmente com alguns obstáculos, que incluem uma segunda audiência, nos próximos meses, a autorização de cessão da área pela Câmara Municipal e a licitação para a escolha do empreendedor que fará a obra.

A idéia do espaço é, de forma geral, bem recebida pelos vereadores do município, diante da perspectiva de estímulo ao turismo de negócios. "Acho importante investir em infra-estrutura, a cidade passa por um processo de desenvolvimento", afirmou Edgar Grecco Filho (PDT).

Vários deles, no entanto, têm dúvidas em relação à proposta. "Em princípio sou favorável, mas será preciso analisar em quanto vai onerar (os cofres públicos)", disse Altino Moreira dos Santos (PRB). "A intenção é boa, mas se a empresa (a investidora) depender de poder de caixa da Prefeitura...O poder público deve R$ 1,2 bilhão em precatórios", afirmou o vereador Manoel Lopes (DEM).

Defesa - A legislação municipal da PPP, aprovada em dezembro, prevê a construção de um espaço público por um empreendedor, sem que a administração municipal tenha de arcar com recursos iniciais. Concluída a obra, a lei fixa uma remuneração pelo prazo da concessão (de cinco a 35 anos), que pode ser mediante pagamento com recursos orçamentários ou outras alternativas. "Mauá está se adaptando à essa nova característica de captação de recursos", afirma a secretária Suely Bio.

O ex-secretário de Desenvolvimento Paulo Bio (que é candidato governista a vice-prefeito), do PMDB, afirma que a idéia pode ser lucrativa para o município. "Se houver desembolso deverá ser irrisório, esperamos um projeto que gere receita", afirmou.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.