NOTÍCIA ANTERIOR
Teatro Municipal de Mauá apresenta ''Má Companhia - Com Marcelo Mansfiel (Terça Insana)''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá: ônibus da Januária não aceitarão novo bilhete
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/10/2010 | Cidade
Mauá troca cartão eletrônico
Mauá passa a contar com um novo modelo de cartão eletrônico para o transporte público: o Cartão DaHora. A modificação está sendo feita em função do plano municipal de reformulação do sistema. O plano inclui, entre outras medidas, a entrada na cidade da empresa Leblon, que vai operar 18 linhas a partir da próxima semana (06/10).

Após essa data, os cartões utilizados atualmente passam a valer somente para as linhas do Lote 1, operadas pela empresa Viação Barão de Mauá. As linhas do Lote 2 já funcionarão com o novo cartão DaHora. A adequação da bilhetagem será feita em 90 dias, e, neste período, os usuários terão tempo e alternativas para não perder os créditos já inseridos. A partir de 31 de janeiro de 2011, apenas o Cartão DaHora valerá.

De acordo com secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, o novo modelo será mais seguro para o usuário. “O Cartão DaHora é um sistema de bilhetagem sem contato, que não precisa de tarja magnética, e por isso dificulta fraudes, ao contrário do que temos atualmente. Poderíamos manter a atual bilhetagem, mas, para isso, a empresa que opera hoje teria de abrir os códigos de barra, e ela não se dispôs a isso. Com essa dificuldade, a Prefeitura criou novos códigos e as duas empresas terão de se adequar”, explicou.

Ainda de acordo com Moreira, a Leblon pediu quatro dias para fazer a adequação, e a Viação Barão de Mauá, 90 dias. Como a cidade passará a contar pela primeira vez com duas empresas diferentes explorando o transporte público, e para que seja feita a distribuição da arrecadação, será criada uma Agência de Venda de Cartões de Créditos Eletrônicos, contratada pela Prefeitura em caráter emergencial por 180 dias. Após esse período o serviço será responsabilidade das empresas.

Cerca de R$ 380 mil serão necessários para a manutenção mensal da agência. O recurso será suprimido de 2% da receita do transporte público, assim como a verba necessária para que os cartões sejam trocados. A porcentagem foi posta como regra no edital de licitação.

“Estamos fazendo o terminal do Zaíra, fizemos redesenho de linhas, criamos regras para fiscalizar a operação do sistema, colocamos agora bilhetes mais seguros, isso sem falar em 86 novos ônibus circulando na cidade ainda este ano. O que está acontecendo é um marco na história de Mauá”, disse o secretário.

Troca - Um quiosque, o Balcão DaHora, instalado no Terminal Central, vai realizar a troca do modelo antigo do cartão pelo novo ou por passes de papel. As empresas que compram vale-transporte também podem fazer a troca pelo site www.vtmaua.com.br. A relação de linhas do Lote 1 e Lote 2 pode ser conferida no site da Prefeitura www.maua.sp.gov.br.

A Prefeitura de Mauá esclareceu algumas dúvidas que podem surgir entre os usuários do transporte coletivo da cidade no novo modelo. Confira a seguir:

Já tenho créditos no meu passe magnético. Vou perder o dinheiro ou créditos? Não. O usuário que possui créditos adquiridos antes de 6 de novembro poderá inseri-los no Cartão DaHora ou trocá-los por passes de papel.

Todos os ônibus vão aceitar o Cartão DaHora?O Cartão será aceito em todos os ônibus em até 90 dias. Por enquanto, o cartão só poderá ser usado nos ônibus do lote 2. Nos ônibus do lote 1 serão aceitos passes de papel.

Os ônibus do lote 2 aceitarão passes de papel?Sim. Mas o Cartão DaHora já pode ser usado para o lote 2.

Eu uso numa mesma viagem os ônibus dos dois lotes. O que acontece?
A integração vai continuar, não será prejudicada e você não precisará pagar uma passagem para cada empresa, desde que a integração seja feita no Terminal Central.

O que devo fazer com o cartão magnético que era usado até então?
Vá ao Balcão DaHora, instalado no Terminal do Centro, e troque gratuitamente o cartão antigo por passe de papel ou pelo Cartão DaHora.

Como vai ser essa troca e quais opções eu tenho?
Basta ir ao Balcão DaHora com um documento de identificação. O seu cartão antigo será trocado por passes de papel ou pelo novo cartão, com o mesmo número de créditos, gratuitamente. Você pode também dividir a troca: incluir parte dos créditos no Cartão DaHora e adquirir passes de papel em troca dos outros créditos.

Sou empregador e comprei vales para meus funcionários. O que faço?
A Prefeitura fará um atendimento especial aos empregadores que dão vale-transporte a seus funcionários.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.