NOTÍCIA ANTERIOR
Estação de Tratamento em Mauá já está em operação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Uninove é escolhida para oferecer cursos de Medicina
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2015 | Cidade
Mauá terá Faculdade de Medicina sob responsabilidade da Uninove
Mauá terá Faculdade de Medicina sob responsabilidade da Uninove O termo para a instalação da faculdade foi assinado em setembro de 2014 pelo ministro Arthur Chioro e o prefeito Donisete Braga. Crédito: Roberto Mourão
O termo para a instalação da faculdade foi assinado em setembro de 2014 pelo ministro Arthur Chioro e o prefeito Donisete Braga. Crédito: Roberto Mourão
A ação faz parte das medidas estruturantes do Programa Mais Médicos, que visam à expansão e interiorização da formação médica em território nacional

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o ministro da Educação, Renato Janine, apresentaram nesta sexta-feira (10), em Brasília, o resultado das instituições privadas selecionadas para criação de novos cursos de medicina no país.

Em Mauá, a Faculdade 9 de Julho (Uninove) foi a instituição cuja proposta foi vencedora para a abertura dos cursos no município.

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas de graduação em medicina para a cidade. Mauá figura entre os 36 municípios brasileiros autorizados pelo Governo Federal a implantar Faculdade de Medicina em seu território. De acordo com o ministro da Educação, a previsão é que entre três e 18 meses tenha início o processo de implantação das faculdades nas 36 cidades contempladas nesta primeira etapa, e a partir de 2017 os cursos estejam funcionando a pleno vapor.

“A faculdade de medicina é fator decisivo na fixação de profissionais médicos em nossa cidade, o que tende a beneficiar todo o sistema de saúde. Hoje é um dia de extrema importância para Mauá e que consolida o amplo processo de reestruturação na área de saúde que estamos promovendo desde janeiro de 2013”, comemora o prefeito Donisete Braga.

Disputa - Desde que Mauá recebeu aprovação do Ministério da Educação para criação da sua primeira faculdade de medicina, representantes de diversas instituições de ensino se reuniram com o prefeito Donisete Braga e técnicos do governo em busca de informações, entre as quais as universidades São Judas, Mackenzie, Anhanguera e Uninove, além do Colégio Renil, localizado na cidade.

O termo para a instalação da faculdade foi assinado em setembro de 2014 pelo ministro Arthur Chioro durante solenidade no Polo da Universidade Federal do Grande ABC (Escola Preparatória), em Mauá. Em dezembro do ano passado, o MEC publicou edital de chamamento para definir a instituição de nível superior que seria responsável pelo curso.

Cronograma - De acordo com o edital do governo federal, o cadastramento de instituições interessadas foi aberto no dia 29 de dezembro de 2014. A fase de envio de documentação se estendeu até 6 de fevereiro de 2015, a divulgação da primeira fase de classificação ocorreu em abril deste ano e a divulgação do resultado preliminar aconteceu em maio. Já o prazo para apresentação de recursos será de 13 a 22 de julho e o resultado final será publicado no dia 28 de julho.

Condições - A aprovação da faculdade em Mauá dependeu de vistoria dos equipamentos da rede municipal de Saúde pelo Ministério da Educação. Tal cuidado é compreensível: Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e outros recursos serão utilizados como cenário pedagógico pelos alunos da futura faculdade. Mauá conta com 23 Unidades Básicas de Saúde, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), rede de atenção psicossocial, entre outros recursos que embutem função pedagógica e social.

Em 2014, implantou programa de Residência Médica e passou a contar com 26 médicos residentes atuando no Hospital Nardini e em toda a rede. A faculdade completa o esforço na formação visando o atendimento da população da cidade.

Além disso, a chegada de 47 médicos cubanos, por intermédio do programa federal Mais Médicos, possibilitou que o número de visitas domiciliares subisse de 51.996, no primeiro quadrimestre de 2014, para 102.402, em 2015.

Ao todo, 216 instituições de ensino se inscreveram em todo o país para participar do edital para criação de novos cursos de medicina, sendo que 115 foram habilitadas, 64 classificadas e 36 tiveram propostas vencedoras. Inicialmente, serão geradas 2.290 novas vagas nos 36 municípios contemplados nesta primeira etapa.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.