NOTÍCIA ANTERIOR
STJ rejeita pedido de liminar para Atila retornar ao Paço de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo cede dez viaturas a Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/08/2018 | Cidade
Mauá tem 13 carros da Saúde parados por falta de seguro
Frota, de 11 veículos e duas ambulâncias do Samu, aguardam, há dois meses, fim de processo licitatório

Duas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), doadas há cerca de dois meses pelo governo federal a Mauá, e outros 11 veículos comprados pela administração municipal para reforçar o atendimento médico domiciliar da cidade estão abandonadas, há dois meses, em estacionamento do almoxarifado da Secretaria de Saúde. Os veículos aguardam o fim do processo de contratação de empresa responsável pelo seguro para poderem circular pelo município.

Adquiridos pela Prefeitura em abril, ao custo de R$ 35 mil cada, os 11 veículos, modelo Renault Kwid, estão estacionados em área sem fiscalização. A equipe do Diário esteve no local e constatou que o terreno, na Rua Alonso Vasconcelos Pacheco, no Itapark, é cercado por vegetação e sujeira.

No estacionamento, também estão duas ambulâncias, ainda sem emplacamento, doadas pelo Ministério da Saúde ao município – ao custo de R$ 176,2 mil cada.

“Enquanto isso, pessoas estão deixando de ser atendidas por falta de veículo e até mesmo por conta de os (veículos) velhos estarem quebrados”, disse um funcionário sob condição de anonimato.

Responsável por atender também a população dos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o Samu de Mauá conta atualmente com cinco viaturas de suporte básico, duas para atendimento avançado e duas motolâncias. Em 2017, a central atendeu 79.480 chamados.

Instituído em 2003, o Samu tem suas despesas de custeio compartilhadas entre União, Estado e município. Geralmente, as viaturas são doadas pelo Ministério da Saúde às administrações, podendo, a cada três anos, o gestor solicitar o envio de novos carros, e assim deixar os antigos na reserva ou para uso em outra modalidade, após descaracterização total do padrão Samu.

Por meio de nota, a Prefeitura de Mauá afirmou que os veículos “não estão abandonados”, e “encontram-se no estacionamento do almoxarifado da Secretaria de Saúde em razão do processo de contratação de seguro dos veículos”.

A administração municipal destacou ainda que o trâmite para contratação do seguro foi “acelerado” e que o pregão presencial realizado na última semana culminou com a empresa Gente Seguros vencedora do certame.

O processo, no momento, está nas mãos da prefeita interina Alaíde Damo (MDB), já que depende da homologação do certame para que sejam realizadas a assinatura do contrato, vistoria e emissão das apólices do seguro. A expectativa da administração é a de que isso deverá ocorrer em, “no máximo, 20 dias”.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.