NOTÍCIA ANTERIOR
Corpo de Bombeiros pede base no Zaíra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá sedia Seminário Regional de Saúde da População Negra, Indígena e Cigana
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2011 | Cidade
Mauá sorri mais bonito: Saúde Bucal fez 106.432 procedimentos em 2011

Acesso a um tratamento dentário do começo ao fim, destinado às pessoas sem condições de pagar e que moram em áreas distantes de tudo. Esse é o propósito do trabalho desenvolvido na Unidade Móvel da Secretaria de Saúde, onde o dentista Felipe de Souza Lima e a auxiliar de Saúde Bucal, Luciana Silva de Souza, acompanhados do motorista do ônibus-consultório, Donizeti Gonçalves, desenvolvem o atendimento de qualidade para deixar a população com a boca saudável e sorriso bonito. O resultado é mais qualidade de vida e resgate da auto-estima das pessoas.

Durante o primeiro semestre deste ano, a unidade móvel da Saúde Bucal realizou 1.829 procedimentos. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) atingiu 10.920 ações, de janeiro a junho de 2011. Já, em toda a rede municipal, incluindo os consultórios localizados nas 21 unidades de saúde do município, foram 106.432 procedimentos e consultas, nos primeiros seis meses.

O diferencial está justamente no cuidado com que isso tudo é realizado. “Desenvolvemos um trabalho semelhante ao particular. É um engano pensar que o sistema público é de má qualidade”, afirmou o dentista. “Focamos também a parte social. A nossa filosofia é levar atendimento para toda a população, com material moderno e de qualidade, com início, meio e fim”, explica.

Para implantação da Unidade Móvel na cidade, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, realizou um estudo de demanda para moradores com dificuldades de chegar à unidade fixa. Isso inclui pacientes especiais, como pessoas com deficiência, idosos, gestantes e bebês. O ônibus-consultório fica até 30 dias nos locais de difícil acesso, como o Zaíra 5, Feital, Capiburgo, Estrada do Carneiro e outros. “Foi muito bom! Tratei o canal no CEO e estou terminando a limpeza. Eu tinha medo de dentista, mas nada se compara à dor de dente, nem o parto normal que tive”, afirmou a paciente Luíza Leandro de Souza, que foi atendida no Jardim Oratório.

A equipe começa pelo atendimento que é mais urgente, normalmente o que provoca a dor e, depois, são fornecidos serviços como limpeza, raspagem, obturação e até diagnóstico de câncer de boca. “Também existe a preocupação com a segurança da equipe e dos pacientes e a esterilização dos equipamentos é feita na autoclave da própria unidade móvel”, esclarece a coordenadora de Saúde Bucal, Kátia Navarro Watanabe. Quando não é possível terminar o tratamento dos pacientes em um mês, é marcado o retorno do programa para a área. Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, como os com necessidade de tratamento de canal.

“Não existe satisfação maior do que o reconhecimento da população e, se a gente tem material e capacidade, não custa fazer um bom trabalho. E eles saem felizes, com o sorriso mais bonito”, finaliza o dentista.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.