NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá lança site para auxiliar municípes no combate à violência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Proibição de bebidas em postos gera reclamações
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/04/2011 | Cidade
Mauá simula acidente com carga perigosa
Quem passou perto do Paço Municipal de Mauá na manhã deste domingo (10/04) ficou apreensivo: um acidente de tráfego com carga de produto perigoso mobilizou mais de 200 profissionais, entre equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Cetesb e Guarda Civil Municipal. Felizmente tudo não passou de um simulado, visando aprimorar a integração do trabalho de equipes que atuam no atendimento e prevenção de ocorrências graves.

O simulado teve motivação concreta: devido à grande concentração de indústrias petroquímcias, Mauá apresenta trânsito intenso de veículos que transportam produtos perigosos, seja na área urbana como também no Rodoanel, minianel viário (Jacu-Pêssego) e avenida dos Estados. Em função disso, participaram também do simulado equipes da Apolo (Associação das Indústrias do Polo Petroquímico do Grande ABC) e do Polo Petroquímico de Capuava.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Oswaldo Dias, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Paulo Eugenio, o diretor da Cetesb, Jorge Gouveia, o diretor da Apolo, Luís Almudi, o coordenador do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Valmir Magalhães, e o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Henrique Shimabukuro, além de outras autoridades.

Dias destacou a importância do simulado para cidadãos e órgãos públicos. Ele lembrou que o trabalho conjunto é fundamental numa cidade com tantas indústrias, principalmente as petroquímicas, que fazem uso das vias que cortam o município. “Trabalhamos pensando na preservação da vida. Existe uma grande preocupação com o alto número de veículos que passam pelo trecho sul do Rodoanel, Avenida Jacu Pêssego e Avenida dos Estados. Com a simulação aprimoramos o trabalho integrado das equipes”, afirmou o prefeito.

O acidente - No simulado, uma carreta transportando ilegalmente produto com alto grau de periculosidade em tanque flexível dentro de um contêiner, sem a devida identificação, sofre uma derrapagem e bate contra uma mureta, provocando uma explosão. Em seguida, um micro-ônibus perde o controle e colide com um automóvel.

A partir do acidente, é providenciado o isolamento da área, a identificação e o controle do vazamento do produto, além de atendimento às vítimas por profissionais do Hospital Nardini. No hospital, o atendimento é feito de acordo com o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, criado em janeiro.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.