NOTÍCIA ANTERIOR
Nardini registra alta de 20% nos atendimentos de Emergência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Conheça Nicolas, escritor de realismo fantástico aos 14 anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2016 | Cidade
Mauá sedia encontro sobre Lei Específica para a Bacia do Rio Guaió
Mauá sedia encontro sobre Lei Específica para a Bacia do Rio Guaió Durante o encontro, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos apresentou Plano de Desenvolvimento. Foto: Fabiana Pontes
Durante o encontro, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos apresentou Plano de Desenvolvimento. Foto: Fabiana Pontes
Participantes discutiram como ocupar o território com responsabilidade ambiental

A Prefeitura de Mauá conduziu nesta terça-feira (28), reunião e oficina com equipes das prefeituras de Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. As cidades batalham, há mais de três anos, pela criação de Lei Específica para a Bacia Hidrográfica do Rio Guaió. Os cinco municípios e o Estado, com participação da Sociedade Civil, elaboraram propostas para a nova legislação. Hoje, acadêmicos e técnicos se reuniram justamente para alinhar os estudos e começar a formar proposta única para elaboração do projeto de lei.

Durante o encontro, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos apresentou Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) para a bacia e entorno. É, na verdade, resultado de diagnóstico sobre a região. Na sequência, os participantes discutiram como trabalhar o território do manancial. Para isso, formaram grupos para tratar de eixos específicos. Entre eles, educação ambiental, recuperação e preservação, ordenamento territorial e saneamento, tanto de água esgoto quanto de resíduos sólidos.

Segundo o coordenador do Programa Mananciais da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Araújo, o encontro é importantíssimo para que Prefeituras e Governo do Estado se alinhem e encontrem as melhores soluções para a área. “Todos os envolvidos precisam entrar em equilíbrio para contemplar necessidades ambientais, urbanas e econômicas da região”, ressaltou.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, compartilha da opinião de Araújo. De acordo com o chefe do Executivo mauaense, desde o início, os municípios mantêm relação de gestão compartilhada para consolidar políticas públicas ideais para a Bacia do Guaió. “Estamos, na verdade, preparando a região para as próximas gerações. Em Mauá, já temos uma Estação de Tratamento de Esgoto que trata 50% dos resíduos. A meta é atingir 100% de cobertura já em 2017”, enfatizou.

Também participaram da reunião o prefeito de Suzano, Paulo Fumio Tokuzumi, o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, o secretário de Planejamento de Ferraz de Vasconcelos, Antônio Carlos Ferreira, o secretário de Meio Ambiente de Poá, Marco Antônio Moreira, e a secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Silmara Delfino.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.