NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR de Mauá cadastra trabalhadores para vagas de final de ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estrela Azul recebe concessão para uso de área pública
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2014 | Cidade
Mauá sedia aula prática sobre arborização em parceria com o IPT
Mauá sedia aula prática sobre arborização em parceria com o IPT Participantes aprenderam a coletar informações como diâmetro do tronco, altura, pragas e inclinação. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Participantes aprenderam a coletar informações como diâmetro do tronco, altura, pragas e inclinação. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Servidores municipais, bombeiros e funcionários da Eletropaulo participaram da atividade que integrará o Plano Diretor de Arborização

Na ciência urbanística, arborização é sinônimo de planejamento e qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura de Mauá, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), tem projeto para ampliar a quantidade e melhorar a qualidade das árvores espalhadas pelo território de 63 quilômetros quadrados da cidade. Na manhã desta sexta-feira (17) o Paço Municipal foi cenário de aula prática desenvolvida por profissionais do IPT no curso preparatório para a elaboração do Inventário de Árvores localizadas na área urbana de Mauá. Os participantes começaram a conhecer cerca de 70 variáveis que determinam as condições de uma árvore. Tais variáveis vão alimentar o programa de computador Arbio, criado pelo próprio IPT com objetivo de sistematizar as informações repassadas pela Prefeitura.

São informações como diâmetro do tronco, altura, tipo de poda, pragas, inclinação, entre outras. A equipe aprendeu a utilizar o penetrógrafo, equipamento dotado de broca bem fina e sensores utilizado para analisar a resistência e condições do tronco.

“O curso está sendo excelente no sentido de atualização e aprendizagem. Para a Defesa Civil, permite uma visão técnica aguçada sobre determinadas plantas e análise visual mais precisa”, explicou o biólogo da Coordenadoria de Defesa Civil, Antonio Santana Filho, referindo-se à aula da qual participaram servidores municipais, bombeiros e funcionários da Eletropaulo.

A iniciativa vai ajudar o município a gerir melhor a arborização com múltiplos benefícios. De acordo com a engenheira agrônoma Raquel Amaral, este trabalho possibilitará o planejamento com vista em novas oportunidades de plantio. “Será possível identificar pontos possíveis de plantio e se o ideal para determinadas regiões será plantar árvores de pequeno, médio ou grande porte. O levantamento servirá ainda para indicar necessidade de reposição, ou substituição, quando determinada árvore perde a capacidade de embelezamento e de gerar benefícios em termos de sombreamento, clima e temperatura, além da capacidade de evitar a erosão e outros papeis na natureza”, explicou Raquel, que é uma das coordenadoras do trabalho.

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Larissa Kelly, lembrou que serão produzidos cartilha, livro técnico e filme, além da elaboração do Plano Diretor de Arborização. Ao final do projeto, a cidade vai sediar um seminário internacional sobre o assunto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.