NOTÍCIA ANTERIOR
Aliados de Donisete e G-9 evidenciam tensão em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atila Jacomussi utiliza Sama com fins eleitorais, afirma Diniz Lopes
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2014 | Cidade
Mauá retoma Carnaval com modelo regionalizado e projetos sociais
Mauá retoma Carnaval com modelo regionalizado e projetos sociais Em 2014, o Carnaval terá desfiles regionalizados, localizados na área de cada agremiação. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Em 2014, o Carnaval terá desfiles regionalizados, localizados na área de cada agremiação. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Encontro da União das Escolas de Samba (Uesma) e autoridades formalizou nova estratégia de organização da tradicional festa

Os presidentes e diretores das 11 entidades que integram a União das Escolas de Samba (Uesma), o prefeito Donisete Braga e os secretários de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, Governo, Edilson de Paula, e Serviços Urbanos, Rogério Santana, e o deputado federal, Helcio Silva, participaram de uma confraternização na sede da associação, na tarde deste domingo (23).

O carnaval de Mauá, que já foi considerado o segundo melhor do Estado, perdendo apenas para a Capital, foi retomado este ano pela Prefeitura Municipal e pela União das Escolas de Samba de Mauá (Uesma). Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, “o Carnaval de Mauá voltou vai reconquistar sua tradição de ser um dos melhores do Estado de São Paulo, mas, desta vez, em novo modelo, com o envolvimento das comunidades durante o ano inteiro”.

Em 2014, o Carnaval terá desfiles regionalizados (confira programação), localizados na área de cada agremiação. “Esse novo modelo é extremamente democrático e sinaliza que o governo está comprometido com a promoção da tradição, arte e cultura”, garantiu o prefeito. Haverá uma média de 300 integrantes em cada uma das 11 escolas de samba de Mauá, nos quatro dias de folia. É projeto da Secretaria de Cultura, futuramente, retomar o desfile coletivo.

A ideia que surgiu das próprias comunidades tem o objetivo de realizar cursos técnicos ao longo do ano, como corte e costura, soldador, moda, eletricidade, reciclagem de materiais, além de Ética, Cidadania, História e Geografia. A iniciativa pretende aprimorar o conhecimento e utilizá-lo para qualificar ainda mais os desfiles. “Os alunos serão moradores das regiões onde estão localizadas as escolas de samba. Se uma comunidade tiver uma oficina de corte e costura, os integrantes das diferentes agremiações participarão das aulas”, explicou Waldir Luiz.

“A juventude está nos dando o gás para a gente continuar sonhando. Assim, a rivalidade só irá acontecer no momento do desfile”, afirmou a presidente da Uesma, Sirlene Couceiro.

PROGRAMAÇÃO
Sábado - 1º de Março
16h às 18h – GRES Beira Rio – Avenida Armando Sales de Oliveira – Parque São Vicente
19h às 21h – GRES Imperatriz – Rua Havana – Parque das Américas

Domingo - 2 de Março
14h às 19 – GRES Nova Era / GRES São João / GRES União da Vila / GRES Camisa Azul e Branco – Avenida Barão de Mauá

Segunda-feira - 3 de Março
15h às 17h – GRES Dragões da Nova Mauá – Estrada da Adutora do Rio Claro – Vila Nova Mauá

Terça-feira - 4 de Março
15h às 18h – GRES Ordem e Progresso / GRES Tradição da Unidos – Avenida Castelo Branco – Jardim Zaíra

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7007 dias no ar.