NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo Dias confere primeiro dia de operação da Leblon, em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Usuários comemoram novos ônibus em circulação
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/11/2010 | Cidade
Mauá registra 64% de queda de homicídios até setembro, em comparação com 2009
A redução de 64% nas ocorrências de homicídio em Mauá foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e muito comemorada pela administração municipal. Segundo o secretário de Segurança Pública de Mauá, Carlos Wilson Tomaz, além do trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar, a integração com a Guarda Civil Municipal (GCM) é uma das iniciativas que colaboraram na queda dos índices, de 53 para 19 homicídios entre os meses de janeiro a setembro dos anos de 2009 e 2010, respectivamente.

Tomaz explicou que “os indicadores da violência e criminalidade estão caindo mês a mês desde o ano passado. Isso também se deve à reorganização do município protagonizada pela administração municipal e as ações de governo”. Ele lembrou que é preciso considerar a sazonalidade, com eventos tradicionais, como o Carnaval e Festa Junina, mas que mantiveram os indicadores sob controle mediante ações como a proibição da venda de bebidas destiladas.

Outro fator que o secretário considerou como relevante na queda dos homicídios foi o aumento da fiscalização da lei que determina o fechamento de bares das 23h às 6h. Tomaz acrescentou outras ações da política de reurbanização municipal – como a restauração de praças, jardins, canteiros, parques e demais espaços públicos – e a abertura de escolas e outros equipamentos municipais. Eles servem para a prática de esportes, cultura e lazer dos moradores de áreas de vulnerabilidade social. O secretário também destacou ações como a melhoria da iluminação pública, com a troca de lâmpadas por outras mais econômicas e mais potentes, entre outras.

O incentivo ao desenvolvimento econômico é outro fator tido como fundamental pelo secretário de Segurança Pública. “A geração de vagas de emprego e a realização de cursos profissionalizantes promovida pela Secretaria de Trabalho e Renda tiveram impacto direto na qualidade de vida e autoestima de moradores, o que ajudaram, inclusive na redução da violência doméstica”, afirmou Tomaz.

Atualmente, o município está elaborando o planejamento a curto prazo para gestão do próximo semestre e prevê, para o ano que vem, a elaboração do Plano Diretor de Segurança Pública para definir as demais ações para reduzir este e outros indicadores de violência e criminalidade. No final de outubro, Tomaz se reuniu em Brasília com a assessora do Ministério da Justiça, Regina Miki, para apresentar as ações desenvolvidas na cidade. “Apoiaremos o município de Mauá no combate à violência e criminalidade porque sabemos que existe o interesse de desenvolver as políticas públicas de segurança de acordo com o que é preconizado pelo Programa Nacional de Segurança Pública”, afirmou Regina Miki.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.