NOTÍCIA ANTERIOR
Tiroteio em biqueira de Mauá deixa jovem ferida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá envia projeto por nova faculdade de medicina
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2013 | Cidade
Mauá recepciona seis médicos cubanos
Mauá recepciona seis médicos cubanos Médicos cubanos foram recepcionados na Prefeitura de Mauá na noite desta quinta-feira. Foto: Rodrigo Pinto
Médicos cubanos foram recepcionados na Prefeitura de Mauá na noite desta quinta-feira. Foto: Rodrigo Pinto
Profissionais começam a atender no dia 7 no Parque das Américas, Feital, Zaíra 1 e Zaíra 3

A Prefeitura de Mauá recebeu na noite desta quinta-feira (31/10) seis médicos cubanos que irão trabalhar em bairros periféricos do município por meio do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Norailys Calero, Odalis Perez, Odalis Jimenez, Norberto Palma, Jorge Kindelan e Norkis Alonso irão trabalhar a partir da próxima semana no Parque das Américas, Feital, Zaíra 1 e Zaíra 3.

Com recepção calorosa de profissionais da saúde e funcionários da Prefeitura, os médicos afirmaram que estão contentes e ansiosos para trabalhar. "Não nos importa se a população é rica ou pobre, negra ou branca, atenderemos a todos com muito amor e dedicação. Todos temos pelo menos 10 anos de profissão, e nos preparamos muito para dar o melhor atendimento à população", afirmou o cubano Norkis Alonso.

Alonso, que assim como os demais médicos deixou a família em Cuba, disse que a troca de experiência no que diz respeito à saúde e atenção básica no Brasil será muito positiva, e que o sistema de saúde cubano é muito similar ao sistema público de saúde brasileiro.

"Trataremos de enfermidades, das necessidades básicas, daremos informação, e temos muito conhecimento nessa área. Sabemos que vamos trabalhar muito, pois em Cuba temos um médicos para cada 1,5 mil habitantes, enquanto o Brasil tem um médico para cada 4 mil habitantes. Mas é o que queremos, e faremos isso com muito amor", disse Norkis Alonso.

Atendimento - Os médicos estrangeiros irão começar a atender a população a partir da próxima quinta-feira (07/11). Até lá, eles irão conhecer as unidades de saúde onde atenderão, os profissionais que trabalharão em conjunto e a realidade do bairro onde atuarão.

Neste primeiro mês de trabalho, os médicos ficarão em hotel, que será pago pela Prefeitura, assim como a alimentação. A ajuda de custo é uma determinação do governo federal para que os profissionais atuem nas cidades. Posteriormente os médicos poderão alugar imóveis.

De acordo com a secretária de Saúde de Mauá, Lumena Furtado, existem 46 vagas de médicos ociosas no município, e a Prefeitura se inscreveu no programa Mais Médicos na expectativa de preencher todas as vagas. "A cada mês o Ministério da Saúde vai nos posicionar conforme o número de inscrições que o programa conseguir. A ideia é tentar preencher todas essa vagas."

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.