NOTÍCIA ANTERIOR
''Nova loja trará mais desenvolvimento para Mauá'', afirma Dias em inauguração
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá volta a cobrar taxa da luz indevidamente
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2010 | Cidade
Mauá realizará o II Encontro de Teatro e será gratuito à população
Por cinco dias, o II Encontro de Teatro de Mauá acontecerá nas Praças, Ruas, Espaços não convencionais e no Teatro Municipal.

De 24 a 28 de novembro de 2010, com 51 apresentações artísticas ao todo.

A Cidade
Situada no Grande ABC, Mauá é um dos trinta e nove municípios que compõem a região Metropolitana de São Paulo. Ocupa uma área urbana de 67 km2 e cerca de 13 km2 do município encontram-se em área de proteção de mananciais. A cidade faz divisa com Santo André (Oeste), Ferraz de Vasconcelos (Nordeste), Ribeirão Pires (Leste e Sul) e São Paulo (Norte).

Segundo a última estimativa realizada pelo IBGE (2007), Mauá possui mais de 410.000 habitantes e está entre as 11 cidades com maior número populacional do Estado. Os números comprovam as características observadas dia a dia no Grande ABC. Os nordestinos representam 40% da população, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A comunidade está concentrada na periferia e há casas típicas que remetem o migrante à terra natal. Cerca de 120 mil são jovens de até 18 (dezoito) anos, constituindo mais de 40% dos seus moradores.

Na realização do II Encontro de Teatro de Mauá estamos levando em consideração, dado a importância para se discutir os rumos da cultura, o aparecimento de novas, experiências a partir de grupos ou artistas de referencias de teatro moderno, as trocas de experiências e a discussão do papel das artes cênicas enquanto papel de formação e informação social. Os encontros de teatro são importantes para a formação de público, atores, diretores, dramaturgos, de toda gente que é envolvida na preparação de um espetáculo teatral, bem como a platéia – razão para a realização de qualquer evento.

Vale ressaltar que um evento cultural desta natureza funciona como MEDIADOR CULTURAL entre o PÚBLICO e a ARTE, possibilitando que a platéia conheça e se re-conheça na diversidade cultural do Brasil, no jeito peculiar que cada região tem de mostrar as concepções e interpretações sobre os espetáculos que apresentam. Um caldeirão de sotaques, de hábitos, de costumes e pesquisas.

No campo das artes cênicas em nosso país, poucos eventos têm tanto prestígio e importância como um Festival. Reuniram-se em um curto espaço de tempo, numa mesma localidade geográfica pequenas amostras da vida cultural em toda sua diversidade, possibilitando comparações, diálogos e reconhecimento mútuo. Baseado no pensamento de Léon Tolstoi “Canta tua aldeia e cantarás o mundo”, foi criado este lócus festeiro e narrativo Mauaense.

O II Encontro de Teatro de Mauá terá a duração de 5 dias seguidos e tornará a cidade um palco iluminado, promovendo oficinas, debates e apresentações de várias vertentes do teatro brasileiro, nas ruas e nos palcos. Muitas das peças apresentadas são de grupos inéditos na região do Grande ABC e/ou Estado e que provavelmente não chegariam sem que esse evento promovesse esse encontro.

Embora a sociedade transformou-se e globalizou-se nos últimos anos, incorporando novos conceitos, ferramentas, necessidades e desafios contínuos, alguns valores não mudam.

Para Mauá, o conceito de qualidade de vida sempre esteve atrelado à cultura e à educação. As apresentações de diferentes manifestações artísticas confraternizarão artistas e população comprovando o tema do encontro: “MAUÁ plural e integral”.

O teatro nasce da relação entre o público e o artista e resultada na memória coletiva. Um espetáculo nunca é igual ao outro, mesmo que seja o mesmo; assim o II Encontro garante emoções, dialéticas, discussão e aprendizados a cada dia. A organização vai promover um intercâmbio entre artistas, diretores e profissionais das artes cênicas; permitirá a aproximação do público com a linguagem teatral; vai provocar a discussão para a relevância da realização de um Festival de Teatro e com isso, planejar ações efetivas que possam estimular o desenvolvimento cultural da cidade de Mauá.

A realização do II Encontro de Teatro de Mauá 2010 enfatiza o Intercâmbio Cultural, a popularização do teatro e na formação de público.

O evento é uma possibilidade de intercâmbio entre artistas, realizadores, formadores de opinião e profissionais de teatro e tem como propósito engendrar um espaço de apresentação mediado por discussões, palestras e bate-papos.

O Encontro de Teatro “MAUÁ plural e integral” pode ser interpretado como um rito de convivência entre a linguagem teatral e os cidadãos da região. Um momento de congraçamento da cidade e as diversas formas de encenação, com a presença de grupos convidados e também grupos locais.

Histórico

I Encontro de Teatro de Mauá


O I Encontro de Teatro 2009 ocorreu de 3 a 6/12 daquele ano em diversos locais espalhados pela cidade de Mauá: no Teatro Municipal, na Praça 22 de novembro (a principal da cidade), no Espaço Heleny Guariba (ao lado da Biblioteca Municipal Cecília Meirelles), no Museu Barão de Mauá, no Espaço Cultural Cora Coralina (na escola municipal de mesmo nome), e, fato inédito na tradição dramaturgia municipal, dentro de um ônibus em movimento. Todos os espetáculos foram gratuitos.

Na programação, houve importante espaço para o teatro desenvolvido na cidade: os grupos Deanthales, Artemis, Capa, Téuga, Quartum Crescente e Literatrupe apresentaram suas criações no Encontro.

Além disso, contou-se com a presença de Denise Stoklos, que brilhou em “Calendário de Pedra”, e as companhias Odelê, Cia. São Jorge de Variedades, CPT, Trupe Sinhá Zózima (que se apresentou no ônibus); Barracão Teatro; Polichinelo, Pia Fraus, Lume Teatro, Fraternal Cia. de Artes e Malas Artes (do dramaturgo de origem abeceana Ednaldo Freire).

Mesmo antes da cerimônia de abertura do Encontro de Teatro 2009, o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer – José Estevam Gazinhato e a Gerente do SESC São Caetano – Érika Mourão abriram as atividades formativas ou popularmente mesas de debate.

O Encontro manteve um espaço para mesas formativas, todas ocorridas na Sala Heleny Guariba. A primeira, sobre “Formação de Público”, contou com a presença de Ivam Cabral (“Os Satyros”) e com José Carlos Cetra, do Instituto de Artes da UNESP, teve a mediação de Sidnei Martins (SESC-SP). Na segunda, tendo como títulos “A História do Teatro da Região do ABC”, participaram o ator Antonio Petrin e o diretor Ednaldo Freire, tendo Caio Evangelista como mediador. E, por fim, “Experiências com Teatro de Grupo Fora do Eixo Rio – São Paulo”, com Anderson Maurício e Andréa Macera, com mediação de Alexandre Mate (Instituto de Artes – UNESP).

Caio Evangelista – Coordenador de Cultura de Mauá comentou: “Mauá agora, já está preparada para receber um Festival Nacional de Teatro e se estabelecer no calendário teatral do país”.

O evento foi desenvolvido e patrocinado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Mauá e pelo SESC de São Caetano do Sul.

Por Edson Bueno de Camargo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.