NOTÍCIA ANTERIOR
Sábado foi repleto de atividades por toda Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
SESI Mauá Apresenta Show de MBA Com o Cantor ''Carlinhos Brasil''
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/06/2015 | Cidade
Mauá realiza V Conferência Municipal de Educação
Mauá realiza V Conferência Municipal de Educação Plano Municipal de Educação vai nortear a educação na cidade nos próximos dez anos. Crédito: Evandro Oliveira
Plano Municipal de Educação vai nortear a educação na cidade nos próximos dez anos. Crédito: Evandro Oliveira
Objetivo do encontro, realizado na última sexta (29) e sábado (30) precedido por série de pré-conferências, é atualizar Plano Municipal de Educação criado em 2004

Após uma série de pré-conferências temáticas realizadas ao longo deste último mês de maio, a Prefeitura de Mauá promoveu a V Conferência Municipal de Educação na última sexta (29) e sábado (30) no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. O objetivo destes encontros, que tiveram participação de representantes da totalidade do universo educacional da cidade, incluindo do ensino estadual, privado e superior, além do municipal, foi colher informações e experiências a fim de atualizar o Plano Municipal de Educação à luz do Plano Nacional de Educação.

Mauá conta com um Plano Municipal de Educação desde 2004. "O objetivo agora é atualizar o texto com base na participação de todos os setores envolvidos e encaminhá-lo para a Câmara Municipal ainda neste mês de junho", explica a secretária de Educação, Lairce Aguiar.

Na noite de sexta-feira, os participantes lotaram o auditório do Centro de Formação Miguel Arraes para ouvir palestra de Heleno Araújo Filho, coordenador do Fórum Nacional de Educação, professor de Educação Básica da rede pública do estado de Pernambuco, formado em Ciências Físicas e Biológicas com habilitação em Biologia pela FOFOP - Faculdade Olindense de Formação de Professores da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO), além de diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em educação de pernambuco (SINTEPE).

Heleno destacou a necessidade de o País criar mecanismo constitucional para garantir recursos atrelados ao PIB (Produto Interno Bruto) para investimento na Educação, ressaltou a necessidade de valorização dos profissionais e da carreira dos docentes, e apontou o desafio de superar a incapacidade prática de o País colocar em marcha as prerrogativas previstas no Plano Nacional de Educação. "A cada 10 anos, o Plano Nacional de Educação reedita a meta de erradicar o analfabetismo no País, o que ainda não ocorreu".

Antes da palestra, compuseram a mesa a secretária de Educação, Lairce Aguiar, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Mauro Cesar Nogueira, Gabriel Zonato Bezerra, aluno representante do Polo da UFABC (Escola Preparatória da UFABC), e Paulo Yamasake, coordenador do Fórum Regional de Educação.

No sábado, os participantes se reuniram em grupos de trabalho a fim de preparar e consolidar informações que serão incorporadas no texto que atualizará o Plano Municipal de Educação. O documento vai nortear a educação na cidade nos próximos dez anos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.