NOTÍCIA ANTERIOR
Nutricionista dá dicas sobre o que comer e evitar para prova
PRÓXIMA NOTÍCIA
Erros bloqueiam repasse de verba para a Amadevi
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/07/2013 | Cidade
Mauá quer parceria com Fundação ABC para curso de Medicina
Mauá quer parceria com Fundação ABC para curso de Medicina Donisete Braga ressalta a falta de profissionais de medicina na rede pública e afirma que resistências devem ser rompidas Foto: Adonis Guerra
Donisete Braga ressalta a falta de profissionais de medicina na rede pública e afirma que resistências devem ser rompidas Foto: Adonis Guerra
Prefeitura quer que segunda faculdade de medicina da Região seja criada no município

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), afirmou que tentará parceria com a Fundação do ABC para viabilizar a instalação de um campus na cidade. Atualmente, a Prefeitura está em negociações com outra instituição privada para oferecer o curso de medicina no município. Caso seja concretizada a parceria, a cidade será a segunda da Região a oferecer formação acadêmica para médicos.

Braga ressaltou que a Fundação, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC, é um importante parceiro nas unidades de saúde da Região. “São anos de trabalho em conjunto com as cidades e vamos levar essa discussão da abertura do curso em Mauá para a Fundação do ABC. Queremos contar com a participação da instituição nessa ação”, disse.

A Fundação do ABC também foi procurada pela Prefeitura de São Bernardo para a instalação de um campus de medicina na cidade, porém, o presidente da instituição, Maurício Mindrisz, afirmou não estar otimista com a expansão da faculdade.

“Temos encontrado resistências. Houve protestos por parte dos alunos há algum tempo e temos que analisar a questão com cuidado”, disse Mindrisz nesta terça-feira (16/07), durante a entrega da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Barão de Mauá.

FALTAM PROFISSIONAIS

Quanto a uma possível resistência por parte da instituição de ensino, Braga afirmou que irá trabalhar para mostrar que a Região comporta um novo campus para medicina. “As resistências estão aí para serem rompidas. Temos de quebrar paradigmas. Hoje o País vive o drama da falta de profissionais de medicina na rede pública e queremos dar nossa contribuição para sanar esse problema.”

Há algumas semanas, a cidade iniciou tratativas com a Faculdade Renil do Brasil para a implantação de um campus para o curso de medicina. A proposta apresenta 120 vagas iniciais e deverá ser entregue pelos diretores da Renil ao MEC (Ministério da Educação ) em agosto. “É algo embrionário ainda. Temos dialogado com os ministros da Educação e da Saúde que apoiam a iniciativa”, destacou Braga.

A ideia é transformar a rede municipal, que passaria a funcionar como Rede Escola, para atender os alunos do curso. “Teremos que oferecer um espaço para formação e capacitação dos futuros profissionais, sempre com a supervisão de médicos”, afirmou o prefeito.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.