NOTÍCIA ANTERIOR
Moradores reclamam de ginásio abandonado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete Braga recebe prêmio Prefeito Empreendedor
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2014 | Cidade
Mauá quer doar área privada para instituto
A Prefeitura de Mauá tenta conceder direito de uso por 30 anos – prorrogável por mais três décadas – de propriedade privada para o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) se instalar no município. A situação pode polemizar o debate na Câmara, que deve votar projeto de lei para autorizar a cessão logo no retorno do recesso parlamentar, na primeira semana de agosto.

De acordo com certidão de valor venal expedida pela Secretaria de Finanças, a propriedade situada no número 170 da Rua Almirante Barroso, Vila Bocaina, um prédio com área construída de 2.411,14 metros quadrados, está registrada no nome da família Katsumassa. A avaliação dos técnicos do Paço é que o imóvel custa R$ 2,16 milhões. Caso a concessão tenha aval do Legislativo, o IFSP terá de iniciar obras de reforma em até um ano para instalação de campus ou unidade avançada. A entidade já vistoriou e aprovou a utilização do local.

Donisete garantiu que a operação não apresenta ilegalidade. “Estamos ciente de que há disputa judicial entre família por esse imóvel. O local já foi desapropriado e a quantia foi depositada pelo (ex-prefeito) Oswaldo (Dias, PT) em juízo. A disputa agora é da família. Consultei o meu setor jurídico e eles disseram que não há problema. Não seria irresponsável”, explicou o prefeito.

O Executivo já havia decretado o local como utilidade pública. O imóvel, inclusive, serviu de sede para a Secretaria de Educação e à Emeja (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos) Clarice Lispector. “Vamos transferir a Emeja para a região central, com acesso pela Avenida Rio Branco”, informou o petista.

Para o especialista em Direito Administrativo Tito Costa, a operação é regular. “Se houve o decreto de utilidade pública, que precede a desapropriação, e o depósito em juízo foi feito, a Prefeitura pode dar o destino que quiser ao imóvel. A família pode questionar o valor, mas não a desapropriação e sua finalidade”, explicou ele, acrescentando que não é necessário que o local esteja no nome do Executivo para a concessão ser concretizada.

A oferta pedagógica do IFSP será definida de acordo com a demanda local. Além de Mauá, a Prefeitura de Santo André anunciou que a entidade terá campus na cidade, no Jardim Cristiane, com previsão de início das aulas em agosto.

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.