NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete Braga abre Câmara de Mauá prestando contas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura de Mauá enfatiza a importância da prevenção de DST/Aids
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/02/2015 | Cidade
Mauá propõe comitê de contingência para discutir crise hídrica
Mauá propõe comitê de contingência para discutir crise hídrica Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com demais prefeitos. Crédito: Evandro Oliveira/ PMM
Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com demais prefeitos. Crédito: Evandro Oliveira/ PMM
Movimento coordenado pela Sama terá participação da sociedade civil, entidades e instituições

Um comitê de contingência coordenado pela autarquia Sama e com participação de representantes da sociedade civil e de entidades e instituições deverá ser formado nos próximos dias a fim de discutir possíveis soluções para a escassez hídrica. O prefeito Donisete Braga lançou publicamente a proposta do comitê durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal. Reunião sobre o funcionamento do comitê deverá ser realizada na próxima sexta-feira (6).

"Vamos convidar representantes de entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, vereadores e deputados federais e estaduais, independentemente de configurações político-partidárias, para atuar conjuntamente em busca de soluções que amenizem esta situação tão grave", destacou o chefe do Executivo, que citou ainda a participação da agência reguladora municipal Arsae na força-tarefa.

A Sabesp reduz desde julho do ano passado o suprimento de água adquirido pela Sama, o que tem provocado problemas de abastecimentos sobretudo em regiões mais elevadas. Pronunciamento de representante da Sabesp dando conta de possível adoção de revezamento 5 X 2 (cinco dias sem água e dois com água) torna a questão especialmente preocupante. Por isso, o chefe do Executivo mantém contato permanente com representantes do governo do Estado a fim de antecipar medidas para a população.

O prefeito lembrou que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), inaugurada do aniversário da cidade, em 8 de dezembro, pode contribuir para a racionalidade na utilização da água na medida em que existe a possibilidade de produção e fornecimento de água de reúso para indústria, segundo informações da Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço e responsável pelo investimento de R$ 167 milhões no equipamento. A perspectiva é que com a ETE Mauá passe a tratar 100% do esgoto coletado ainda neste ano.

Reunião - Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, e representantes de mais de 30 cidades da Grande São Paulo. O tema do encontro foi justamente a crise de abastecimento de água. Além de darem sugestões para a diminuição do consumo, os prefeitos cobraram transparência e clareza nas medidas adotadas pela Sabesp. “A população precisa ser avisada com antecedência e por isso precisamos saber antes para informarmos aos munícipes”, explicou o prefeito Donisete Braga naquela ocasião.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.